Os artistas 3d que gostariam de expandir os seus conhecimentos para trabalhar com softwares de composição digital, voltado para produção de material para TV e Cinema, deveriam considerar o estudo de ferramentas como o After Effects. Em termos de edição e composição de animações para produções em DVD, o After Effects é o mais usado aqui no Brasil, pelo menos nas produtoras e estúdios que conheço, a grande maioria usa o software. A facilidade em integrar material produzido no Photoshop e Illustrator é um grande atrativo para a adoção dessa ferramenta.

Se você quiser aprender a criar um efeito bem interessante no After Effects, que resulta na representação de um ambiente submarino próprio para uso em comerciais e material publicitário, o tutorial abaixo mostra de maneira detalhada os procedimentos para criar a cena. O autor do vídeo indicado nesse artigo está seguindo um tutorial publicado no excelente AETuts, em que o procedimento realizado no vídeo é descrito em texto.

O tutorial está disponível em HD e tem aproximadamente 30 minutos de duração.

Create an Underwater Scene — After Effects Tutorial from Richard Williams on Vimeo.

Para quem nunca usou o After Effects, vale assistir o tutorial para conhecer as semelhanças e diferenças do software em relação as ferramentas 3d. Por exemplo, repare que mesmo sendo uma ferramenta destinada a produção de material em vídeo, o After Effects tem opções para simular partículas. Essas mesmas partículas são usadas no tutorial para representar as bolhas do ambiente submarino.

No geral o funcionamento do After Effects será bem familiar para os artistas acostumados com softwares de pintura, como o Photoshop e GIMP. O sistema de organização em camadas dos diversos elementos de uma composição e até mesmo os filtros. Repare que os raios de luz que simulam o cenário aquático é elaborado com uma combinação de partículas com um Radial Blur. Esse último filtro está presente em diversos softwares de edição.

Na seqüência do vídeo é possível acompanhar os ajustes em elementos de texto, para que efeitos de distorção e névoa, possam fazer com que o material esteja mais contextualizado no ambiente do projeto. A animação com texto é um dos tipos de projeto mais simples de realizar no After Effects, e no tutorial o autor faz muitos ajustes no texto para conseguir o efeito de distorção causada pela água.

Para quem não conhece o After Effects, o vídeo é uma excelente introdução ao software e para os artistas que já conhecem a ferramenta, podem acompanhar todos os passos apresentados para reproduzir esse mesmo efeito de maneira simples e rápida.