O uso de realidade aumentada está cada vez mais presente em todos os projetos que envolvem algum tipo de visualização, que podem variar desde visualização de produtos em campanhas publicitárias até projetos arquitetônicos. Mas, o que é essa realidade aumentada? Esse é um termo que designa experiências em que elementos reais são mesclados com objetos virtuais para gerar novas interfaces e visualizações dos objetos. Uma das áreas que pode se beneficiar bastante da realidade aumentada é a visualização arquitetônica, como mostra o exemplo em vídeo que estou mostrando aqui nesse artigo.

Nesse caso, o projeto foi o trabalho de graduação de um estudante de arquitetura da Faculdade de arquitetura de Valle Giulia na Itália. O trabalho envolveu o uso de tecnologias para composição de vídeo digital e animação 3d, para mostrar como seria a experiência de um estudante de arquitetura que estivesse imerso em ambientes de realidade aumentada para o aprendizado da arquitetura.

Esse é o vídeo:

Realtà Aumentata – Augmented Reality from soryn on Vimeo.

O trabalho envolveu os seguintes softwares, como é possível conferir nos créditos do vídeo:

  • 3ds Max
  • After Effects
  • PFTrack
  • Photoshop
  • Adobe Moca para After Effects
  • PFTrack
  • Adobe Flash
  • Sony Vegas

O autor do trabalho se chama Sorin Voicu e ele não é o personagem que aparece no vídeo, que no caso é um ator que participou apenas da produção.

Quer conferir algumas imagens que mostram o projeto sendo produzido? O autor disponibilizou um ótimo vídeo que demonstra o processo de composição e pós-produção do vídeo com as fases de correção de cor e o alinhamento dos planos para a animação.

Augmented Reality – VFX Breakdown from soryn on Vimeo.

Isso mostra como os recursos de composição e edição de vídeo digital está mais próximo de pessoas com a necessidade de produzir material multimídia de alta qualidade, como é o exemplo desse vídeo que demonstra muito bem a realidade aumentada na arquitetura.

Boa parte do projeto foi realizado no software de composição, para mesclar a animação 3d com o vídeo. Nesse ponto uma boa solução de tracking para a câmera é fundamental para alinhar e ajustar os materiais produzidos em ambas às ferramentas. O PFTrack é um software famoso para esse propósito, mas poderíamos muito bem usar o Voodoo câmera tracking para o projeto também.

Ainda lembro-me do meu projeto de graduação, que naquela época há quase dez anos atrás ainda foi apresentado unicamente em painéis impressos e sem a possibilidade de projetor. Hoje em dia o projeto seria bem diferente em termos de apresentação!