Na área de computação gráfica existem alguns softwares que também ficam em desenvolvimento por longos períodos de tempo, até que um dia finalmente retornam para disponibilidade como uma ferramenta comercial. Esse é o caso de um renderizador chamado Arnold Render, que deve ser familiar para os usuários de softwares 3d que estão acompanhando notícias e lançamentos desde o começo da década. Sim, lembro bem que o Arnold foi anunciado no final dos anos 90 ainda como uma ferramenta em desenvolvimento e que *em breve* teria uma versão comercial lançada, com integração pronta para o 3ds Max, Maya, LightWave e outros.

Um renderizador chamado Messiah Render incorporou parte dos algoritmos usados pelo Arnold, sendo comercializado como uma ferramenta externa aos softwares citados no parágrafo anterior. Bem, ao que parece o Arnold Render voltou a aparecer em listas de discussão do Softimage XSI com alguns testes preliminares de uma possível versão comercial do renderizador. Quem está dando suporte ao desenvolvimento do renderizador é a Sony Pictures Imageworks, que está aproveitando o renderizador em alguns dos seus projetos envolvendo efeitos especiais. Para mostrar como o renderizador é rápido e suporta recursos avançados, os testes fizeram comparações entre renders produzidos pelo Mental Ray e pelo Arnold.

render-3d-mental-ray-arnold-b

No link indicado é possível conferir diversas imagens com os respectivos tempos de render, o que é realmente impressionante é que na maioria dos casos as cenas renderizadas com o Arnold foram geradas em apenas 25% do tempo necessário com o Mental Ray, o que é uma façanha e tanto. Mas, como a ferramenta ainda está em desenvolvimento e não há sequer um web site oficial, isso significa que devem existir diversos bugs e problemas com o renderizador. Mesmo assim, as marcas alcançadas nos testes impõem respeito e devem acirrar ainda mais a competição entre os renderizadores externos. O reinado do Mental Ray no Maya está chegando ao fim com o lançamento do V-Ray para o Maya em alguns dias.

Será que o Arnold será lançado em breve? Como o software está sendo desenvolvido pela Sony Pictures é bem possível que ele acabe se transformando em algo semelhante ao que é o Marionette, a lendária ferramenta de animação usada internamente pela Pixar para criar as suas animações.