Novidades sobre o Arnold Render

Compartilhe o artigo!

Na área de computação gráfica existem alguns softwares que também ficam em desenvolvimento por longos períodos de tempo, até que um dia finalmente retornam para disponibilidade como uma ferramenta comercial. Esse é o caso de um renderizador chamado Arnold Render, que deve ser familiar para os usuários de softwares 3d que estão acompanhando notícias e lançamentos desde o começo da década. Sim, lembro bem que o Arnold foi anunciado no final dos anos 90 ainda como uma ferramenta em desenvolvimento e que *em breve* teria uma versão comercial lançada, com integração pronta para o 3ds Max, Maya, LightWave e outros.

Um renderizador chamado Messiah Render incorporou parte dos algoritmos usados pelo Arnold, sendo comercializado como uma ferramenta externa aos softwares citados no parágrafo anterior. Bem, ao que parece o Arnold Render voltou a aparecer em listas de discussão do Softimage XSI com alguns testes preliminares de uma possível versão comercial do renderizador. Quem está dando suporte ao desenvolvimento do renderizador é a Sony Pictures Imageworks, que está aproveitando o renderizador em alguns dos seus projetos envolvendo efeitos especiais. Para mostrar como o renderizador é rápido e suporta recursos avançados, os testes fizeram comparações entre renders produzidos pelo Mental Ray e pelo Arnold.

render-3d-mental-ray-arnold-b

No link indicado é possível conferir diversas imagens com os respectivos tempos de render, o que é realmente impressionante é que na maioria dos casos as cenas renderizadas com o Arnold foram geradas em apenas 25% do tempo necessário com o Mental Ray, o que é uma façanha e tanto. Mas, como a ferramenta ainda está em desenvolvimento e não há sequer um web site oficial, isso significa que devem existir diversos bugs e problemas com o renderizador. Mesmo assim, as marcas alcançadas nos testes impõem respeito e devem acirrar ainda mais a competição entre os renderizadores externos. O reinado do Mental Ray no Maya está chegando ao fim com o lançamento do V-Ray para o Maya em alguns dias.

Será que o Arnold será lançado em breve? Como o software está sendo desenvolvido pela Sony Pictures é bem possível que ele acabe se transformando em algo semelhante ao que é o Marionette, a lendária ferramenta de animação usada internamente pela Pixar para criar as suas animações.

Autor: Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários em “Novidades sobre o Arnold Render”

  1. O reinado do Mental Ray no Maya está chegando ao fim com o lançamento do V-Ray para o Maya em alguns dias.??

    Que piada é esta?

    O MR é render usado em produção em muitos filmes, ao passo que nunca ouvi falar em uso do v-ray em alguma produção de hollywood

  2. Oi Ronaldo,

    A piada é o seguinte:
    Os usuários do Maya vão ter mais uma opção de renderizador. Se os estúdios de cinema vão usar o V-Ray para suas produções é outra história.

    Fico me perguntando se os usuários do 3ds Max que trocam o Mental Ray já integrado ao software, pelo V-Ray estão loucos?

    Abraços

  3. Não existe renderizador bom, ou melhor que outro. O que existem são profissionais bons e ruins. Cada um escolhe uma ferramenta que melhor se adapte às suas necessidades. Tem gente que acha que Blender é super difícil, já outros não conseguem trabalhar com o 3DS Max. Por isso, quanto mais opções de render melhor poi existe um Render certo para cada tipo de artista, e também, para cada tipo de trabalho.

  4. Verdade caro Allan e caro Sergio… eu mesmo uso 3 renders diferentes… n sei pq as pessoas ficam com essa historia q esse é melhor, aquele é pior… isso nao existe… para cada job ou aplicação distinta… vale mais apena usar um ou outro.

    Forte braço

    Alex Magno

  5. Bom, na verdade existe renderizadores com funçoes melhores e desempenho melhor. Falar que so depende da pessoa é muito vago. Se você é shader writer Ok, mas se é um usuário push button a coisa é diferente. Por exemplo renderman é o render que tem maiores funções para fazer qualquer coisa em optimização, coisa que quem usa Mr, vray, não saberá usar. Arnold é o raytracer mais rapido de hoje sem duvida, ele não tem muitos parametros e é sim mais rapido que MR e vray., então na verdade não é o render em si, mas a facilidade que ele propoe e o nivel do usuário.Agora a engine de raytracer difere de todos, uns são mais rapidos que outros, não tem jeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.