A tecnologia que permite visualizar imagens animados usando estereoscopia, muito usada nos recentes filmes da animação está se tornando cada vez mais requisitada nos softwares 3d. Para o mercado de animação 3d voltado para o entretenimento, essa tecnologia veio para ficar e daqui para frente a maioria das produções deve apresentar versões próprias para assistir com os famigerados óculos 3d. Mas, será que esse tipo de recurso está destinado apenas a produtos criados para animação 3d? Com a disponibilidade de scripts e plugins para a maioria dos softwares 3d, já é possível criar imagens com estereoscopia para praticamente qualquer tipo de projeto. Acredito que hoje apenas o Maya e o Modo 3d disponbilizam recursos nativos para criação de câmeras para estereoscopia, mas tanto o Blender 3D como o 3ds Max já apresentam scripts para criar esse tipo de câmera.

O truque é relativamente simples e consiste na criação de duas câmeras para capturar simultaneamente uma cena. Cada câmera é equivalente a imagem destinada ao olho direito e esquerdo, sendo necessário fazer um pequeno trabalho de composição para gerar a animação.

Uma das áreas que podem se beneficiar com esse tipo de recurso é a visualização de projetos arquitetônicos. Essa é sem sombra de dúvida uma das aplicações da computação gráfica que mais empregam profissionais e artistas, e pode começar a receber demanda significativa de pedidos para gerar animações e imagens 3d. Sim, além das animações é possível trabalhar com imagens estáticas.

Gamlastan

Se você tiver um óculos 3d, use ele para visualizar essa imagem

O que você acha? Será que o mercado de visualização de projetos arquitetônicos deve adotar esse tipo de tecnologia? Para saber a opinião dos leitores aqui do blog, resolvi fazer algo que ainda não fiz aqui no site mas pretendo começar a fazer com mais freqüência, que é coletar a opinião dos leitores. Portanto, coloque a sua opinião sobre o assunto respondendo a pesquisa abaixo:


Assim que a maioria das pessoas votar faço um artigo comentando o resultado.

Qual o maior entrave para essa tecnologia? Com certeza é a necessidade de usar os óculos 3d, pois sem eles as imagens não tem serventia. Repare na imagem que ilustra esse artigo, que sem os óculos 3d não apresentam as características da estereoscopia.

Caso você queira começar a trabalhar com esse tipo de recurso hoje mesmo, mas usa ferramentas 3d sem o suporte para essas câmeras, visite esse link que agrega diversas ferramentas e tutoriais para trabalhar com estereoscopia em softwares 3d. Existe até um tutorial específico para o Blender 3D, mostrando como é possível criar esse tipo de imagem sem o uso de scripts, apenas com o editor de nós.