Os produtos que podem ser criados com os softwares 3d são bem variados e podem abranger desde imagens estáticas até animações para cinema, podemos aproveitar as capacidades de criação dessas ferramentas para criar também logomarcas. Isso se tornou tão comum alguns anos atrás que a maioria dos softwares de ilustração vetorial como o Adobe Illustrator e o Corel Draw já oferecem opções, mesmo que rudimentares para criar elementos 3D. Mas, quando é possível usar os softwares de ilustração em conjunto com ferramentas 3d como o Cinema 4D, as possibilidades de design para essas marcas em 3d aumentam consideravelmente.

Como é que isso funciona? Se você nunca trabalhou com a integração entre ferramentas de ilustração 2d e softwares 3d, o tutorial que mostro nesse artigo é um excelente exemplo de como isso pode ser realizado para o design de logomarcas. Esse tipo de integração é usada também quando é mais fácil criar o perfil de um objeto usando curvas, para que posteriormente essas curvas sejam usadas para a modelagem de algum objeto mais complexo.

No tutorial abaixo, que está dividido em duas partes é possível acompanhar o procedimento necessário para que um arquivo vetorial salvo no formato EPS seja usado no Cinema 4D, para guiar a modelagem de uma logomarca.

O formato EPS é muito usado para desenhos e ilustrações vetoriais, o que faz com que a maioria dos softwares 3d aceite esse formato. Além do formato EPS poderiamos muito bem aproveitar arquivos no formato AI do Adoe Illustrator que são muito usados também.

No caso desses tutoriais é possível acompanhar as edições e alterações realizadas pelo autor do tutorial nas curvas, sendo que a primeira das alterações é a mais óbvia em se tratando da modelagem de por curvas que é o uso de um extrude. Assim que as curvas recebem o extrude temos a logomarca transformada em 3d. Essa é apenas a primeira parte de uma série de pequenos ajustes e transformações que abrangem o uso de modificadores como o Bevel para suavizar as arestas do modelo 3d e também a aplicação de materiais e iluminação na logomarca.

Depois que as curvas são importadas para o software, o trabalho de modelagem fica muito semelhante ao que é realizado com outros elementos 3d. A pior parte é saber fazer os ajustes iniciais, como a união das curvas no início do tutorial.