A maioria dos softwares 3d desde os mais caros até os gratuitos como o Blender 3D, precisam receber eventualmente uma série de correções para problemas que passaram despercebidos no momento em que a ferramenta é disponibilizada para uso final. O 3ds Max 2010 não é diferente e assim como acontece depois de um lançamento, a Autodesk acabou de anunciar o Service Pack 1 para as versões do 3ds Max 2010 Design e a opção sem o sufixo “Design”. Esse é um marco importante para o 3ds Max 2010, pois muitas pessoas e empresas consideram fazer a migração para novas versões dessas ferramentas, apenas quando um Service Pack é disponibilizado. Isso significa dizer que outras pessoas já passaram pelos problemas e bugs do primeiro lançamento, e que adotar o software agora já não passará pelos mesmos problemas.

A espera pode significar menos dores de cabeça e problemas relacionados a compatibilidade de arquivos e ferramentas, que não atrapalham projetos importantes. Para fazer o download do Service Pack para o 3ds Max 2010, visite esse endereço. Além dos links para download, é possível encontrar uma lista com os problemas que foram sanados pelo pacote de correções.

3ds Max 2010 - Service Pack 1 download

Quais foram esses problemas? Eles podem realmente atrapalhar o uso do 3ds Max 2010? Para mostrar alguns exemplos de problemas corrigidos pelo Service Pack, listei alguns dos problemas tratados pela correção, com base na lista disponível no próprio web site da Autodesk.

  • Uma mensagem de erro aparecia quando um usuário executava o 3ds Max 2010 usando o Remote Desktop. (Isso é muito útil para renderização em rede)
  • Se os parâmetros de configuração regionais do windows fossem alterados, o 3ds Max 2010 poderia travar e fechar subitamente depois que esses parâmetros fossem alterados.
  • Se o modificador Edit Poly fosse aplicado em objetos com faces excluídas e a opção Shell fosse acionada, uma mensagem de erro aparecia.
  • Problemas de compatibilidade com materiais usando arquivos PSD do Photoshop, configurados com cores em escala de cinza e 16 Bits impediam o ato de clicar e arrastar.
  • Quando o Mental Ray era usado com o Final Gather no modo de interpolação e materiais do tipo Arch & design ou Double-Sided, podia fazer com que as faces internas fossem renderizadas na cor preta.

Esses são apenas alguns dos problemas corrigidos pelo Service Pack 1, retirados da própria lista fornecida pela Autodesk. Se você é usuário do 3ds Max 2010, o download e instalação do SP1 é mais que recomendado.