O tema renderização em tempo real foi um dos destaques em diversas apresentações realizadas na última Siggraph, que mostrou como é que poderemos trabalhar e manipular modelos 3d usando tecnologias baseadas no uso intenso da GPU. Dessa vez foi a Chaos Group que demonstrou a próxima versão do V-Ray RT baseado apenas no uso da GPU para renderização em tempo real. A apresentação da ferramenta foi gravada por uma pessoa da platéia e publicada no Cg Architect de maneira que podemos acompanhar toda a demonstração do V-Ray RT. Para assistir ao vídeo é necessário visitar o endereço indicado no link.

A primeira coisa que você vai reparar ao assistir o vídeo é que o computador usado para renderizar as imagens é extremamente rápido, mostrando a vantagem de possuir um processador com múltiplos núcleos na renderização. No vídeo é possível perceber que existem no total oito threads de renderização gerando a imagem, o que deixa o processo extremamente rápido. Bem, mas voltando ao assunto da renderização em tempo real, o vídeo mostra a manipulação de cenas usando o 3ds Max 2009 para a modelagem e integração com o V-Ray RT que será externo ao 3ds Max. O processo é bem simples quando analizado pela demonstração do vídeo.

palestra-vray-rt-arquitetura-3d.jpg

O primeiro passo para conseguir usar o V-Ray RT é renderizar a cena usando as ferramentas tradicionais do próprio V-Ray. Depois que a cena estiver renderizada é necessário exportar o material para o formato de arquivo reconhecido pelo V-Ray RT. Isso é feito no vídeo usando uma ferramenta personalizada criada em MAXScript. Com a cena exportada é necessário apenas abrir o render no V-Ray RT e caminhar pela cena com qualidade muito próxima a que foi conseguida no 3ds Max.

Segundo a pessoa que está narrando a apresentação, a placa de vídeo usada para a demonstração é simples e não apresenta nenhum tipo de recurso avançado.

Essa apresentação foi feita com uma ferramenta que ainda está em desenvolvimento, mas que mostra alguns resultados bem expressivos quando comparados com outras opções baseadas em GPU. O único ponto negativo em termos de desempenho, é que não ficou claro o comportamento do V-Ray RT com objetos móveis na cena. Tudo foi feito com pontos de luz e objetos estáticos, sendo movimentada apenas a câmera.

Mesmo assim, a demonstração é bem impressionante. Assim fica fácil apresentar os projetos de visualização arquitetônica para os clientes.