O SketchUp tem papel fundamental na modelagem de projetos destinados a representar arquitetura, pela sua facilidade e também por ser a primeira ferramenta que muitas pessoas interessadas em trabalhar com esse tipo de representação procuram aprender. Sendo assim, qualquer iniciativa de firmar um produto como parte de um fluxo de trabalho envolve a integração com o SketchUp e a sua grande base de usuários e artistas. Pensando nisso, a Autodesk acaba de disponibilizar para os usuários do 3ds Max 2010, que participam do serviço de assinaturas do software, um módulo que permite importar arquivos do SketchUp.

Agora é possível fazer a integração completa entre os projetos criados no SketchUp e o 3ds Max, usando procedimentos e vantagens semelhantes ao que acontece com os projetos criados no AutoCAD e depois apenas renderizados e iluminados no 3ds Max. Se você quiser conferir um vídeo de demonstração desse novo módulo, com a apresentação de um projeto de interiores envolvendo a configuração de luzes e materiais no SketchUp e 3ds Max, visite o endereço indicado no link.

importar-modelos-3d-sketchup-3ds-max-2010.jpg

O mais interessante é que os materiais e texturas já podem ser automaticamente convertidos em materiais do tipo Arch & Design do 3ds Max, próprios para trabalhar com representação de projetos arquitetônicos. Além disso a luz do sol configurada no SketchUp é automaticamente convertida no sistema de iluminação do Mental Ray, simulando a luz do sol também.

Fora a integração do SketchUp com o 3ds Max, quem mais ganha com essa ferramenta são os artistas que já utilizam o 3ds Max, pois será possível usar a gigantesca base de modelos 3d e blocos do Warehouse do SketchUp. Como a maioria dos parâmetros e configurações dos blocos são importados de maneira automática, ficará bem fácil preencher os espaços dos projetos com modelos 3d de alta qualidade produzidos no SketchUp.

Essa será mais uma opção para os profissionais que baseiam a sua produção no SketchUp e gostariam de renderizar seus projetos usando o Mental Ray do 3ds Max. O ponto negativo é que apenas os artistas que participam do programa de assinatura da Autodesk estão com acesso ao módulo, o que pode fazer com que as pessoas e usuários do 3ds Max 2010 há mais tempo, demorem para receber esse tipo de recurso como uma atualização.