Quando o assunto é adicionar detalhes em modelos 3d com base na criação de pequenas deformações nas superfícies do objeto, a melhor solução é recorrer para texturas que alteram as superfícies dos modelos 3d. Nesse quesito é possível usar duas técnicas principais que são os chamados mapas de Bump e Displacement. Os mapas de bump são bem conhecidos dos usuários mais experientes dos softwares 3d, pois ele está presente nessas ferramentas já faz um bom tempo. O princípio de funcionamento é simples, mas muito útil. Uma imagem é adicionada na parte de texturas de um objeto em que as áreas pretas e brancas da textura criam pequenos relevos nos objetos. A deficiência desse tipo de técnica é que os relevos só ficam bons em pequenas intensidade e distantes da câmera.

Já com o chamado displacement é possível usar texturas para realmente deformar e criar desocamentos na geometria de um modelo 3d. Isso resulta na elaboração de modelos 3d mais realistas e detalhes com muita qualidade em qualquer enquadramento da câmera. A parte negativa dos mapas de displacement é que o modelo 3d precisa ter um alto nível de subdivisão para que o detalhamento fique perfeito. Existe outro tipo de displacemente chamado de Sub-Poly Displacement que consegue aplicar essa mesma técnica mantendo a malha com poucos polígonos, e subdividindo apenas no render.

Para os usuários do Cinema 4D, a Maxon divulgou dois excelentes tutoriais em vídeo com os procedimentos necessários para criar esse tipo de superfície com pequenos detalhes no Cinema 4D. O procedimento é bem simples e pode ser reproduzido de maneira rápida depois que você assistir aos tutoriais.

No começo do vídeo primeiro vídeo o autor apresenta diversos exemplos interessantes de modelos 3d e elementos que podem se beneficiar do uso desse recurso. O Sub-Poly Displacement é escolhido na aba de materiais e tem opções relativamente simples de configurar.

Um exemplo clássico que é apresentado nos dois tutoriais consiste na criação de paredes de tijolos, apresentando mais detalhes que apenas os sulcos que separam cada tijolo, mas os pequenos poros e deformações existentes em cada um dos pequenos blocos. O material é muito recomendado para qualquer artista 3d que use o Cinema 4D nas suas criações, pois os mapas de Displacement são excelentes no design de cenas com grande quantidade de detalhes.