Na última Siggraph a Autodesk fez o lançamento de diversos softwares e atualizações para ferramentas como o Maya, Softimage XSI e Mudbox. Aos poucos alguns vídeos e material de divulgação interessante é publicado na web, mostrando as novidades sobre as versões 2010 de cada uma dessa ferramentas. Essa semana um vídeo mostra algumas das melhorias do Softimage XSI 2010, com ênfase na melhoria da performance para animações mais complexas. O Softimage era famoso entre artistas 3d e estúdios de animação por se encaixar perfeitamente em qualquer processo de criação, com a possibilidade de importar e trabalhar com dados gerados em outros softwares de maneira simples e com pouco retrabalho.

No web site da Autodesk encontramos diversos vídeos interessantes sobre as novidades do Softimage XSI 2010, como esse aqui. O material mostra alguns dos novos recursos e avanços no Softimage como o GigaCore III, especializado em manipular grandes quantidades de dados para animação.

autodesk-softimage-xsi-2010.jpg

No vídeo que tem aproximadamente dez minutos de duração, podemos acompanhar a melhoria no desempenho e manipulação de grandes quantidades de dados. A primeira parte mostra a manipulação de uma animação com vários personagens, com quantidade considerável de polígonos. Na versão 2010 o artista consegue reproduzir a animação na Viewport sem atrasos ou problemas de performance, enquanto que na versão 7.5 a animação é reproduzida com alguns atrasos. Isso é exibido no vídeo com as duas versões sendo comparadas ao mesmo tempo.

Outra melhoria de performance apresenta na ferramenta é mostrada com o uso de uma grande quantidade de objetos participando de uma simulação de Rigid Bodies Dynamics, que considera aspectos como gravidade, colisões e massa dos objetos para criar movimento.

Ao visitar a página do Softimage XSI 2010, também podemos conferir que a Autodesk incorporou o software chamado Face Robot ao Softimage, sendo assim um grande incentivo para artistas interessados em trabalhar com animação de personagens no Softimage XSI. Se você nunca ouviu falar sobre o Face Robot, veja o vídeo abaixo que demonstra as aplicações da ferramenta para animação facial.

Como o software é especializado nessa tarefa, as opções para animação de expressões e sincronia labial são muito poderosas e ajudam a finalizar projetos de animação em menos tempo.