No final de agosto a Graphisoft lançou uma atualização para o seu software de desenho técnico que compete diretamente com as ferramentas da Autodesk, como o AutoCAD e o Revit. O ArchiCAD chegou na sua versão 13, que promete revolucionar o conceito de desenvolvimento de projetos usando a tecnologia BIM. Essa é uma tecnologia que facilita o trabalho de desenvolvimento de projetos para arquitetura e engenharia, associando dados reais nos elementos de desenho. A sigla significa Building Information Modeling, que tem muito uso na modelagem 3d de projetos e o desenvolvimento em paralelo dos desenhos técnicos que são criados com ferramentas automatizadas.

No ArchiCAD 13 a Graphisoft adicionou um conceito interessante de desenvolvimento dos projetos chamado de BIM Server, que ajuda no trabalho em equipe. O conceito do BIM é muito parecido com o que se conhecia antigamente como modelagem paramétrica, em que ao invés de criar um cubo e deformar o objeto para modelar uma escada que a ferramenta ainda interpreta como sendo uma série de cubos, criamos um objeto do tipo escada que pode ter atributos como espelho, degraus e corrimão alterados e editados.

O conceito do servidor BIM é bem interessante mesmo, principalmente para escritórios que costumam trabalhar em equipe no desenvolvimento de projetos. O vídeo abaixo demonstra o conceito e funcionamento da ferramenta:

Além do compartilhamento de informações sobre o projeto, o servidor também permite usar mensagens instantâneas para comunicação entre os membros da equipe. Outro ponto interessante mostrado no vídeo é a possibilidade de proteger as partes do projeto em que você está trabalhando, para evitar que o mesmo elemento do projeto seja editado por duas pessoas diferentes.

Esse tipo de informação é particularmente útil para profissionais envolvidos com visualização de projetos, pois ao visitar empresas e escritórios de arquitetura você pode se deparar com esse tipo de tecnologia, e o conhecimento prévio desse tipo de ferramenta ajuda no aprendizado. Até mesmo nas situações em que você precisa exportar ou manipular projetos criados com esses softwares, para trabalhar a renderização e modelagem em suítes 3d como o 3ds Max, Blender 3D ou outros.

Mesmo com o quase monopólio do AutoCAD no nosso mercado, está ficando cada vez mais comum encontrar escritórios usando soluções baseadas em ArchiCAD ou VectorWorks. Para conhecer ainda mais sobre os recursos do ArchiCAD 13, visite esse endereço.