A criação de elementos dispersos em cenários virtuais para criar grama e vegetação sempre é um problema para a maioria dos projetos, independente do software ou ferramenta usada para trabalhar a modelagem ou renderização. Existem diversas técnicas e artifícios para reproduzir esse tipo de elemento, mas as mais eficazes sempre envolvem o uso de geometria mesmo, para representar cada folha da grama ou vegetação em 3d e reproduzir de maneira fiel a interação com luz e sombra. Outras técnicas mesclam materiais transparentes com canal alpha, em que devemos adicionar em diversos planos posicionados de maneira aleatória sobre uma superfície para reproduzir grama. Mas, o uso de geometria ainda é mais indicado por permitir controle absoluto sobre a morfologia do objeto 3d.

Se você é usuário do 3ds Max e V-Ray, existe um tutorial muito interessante criado por um artista chamado James Shaw. O tutorial detalha o procedimento para criar vegetação e grama usando apenas as ferramentas padrão do 3ds Max para renderização com o V-Ray, sem em momento algum recorrer a tecnologias mais recentes como o V-Ray Scatter ou mesmo plugins de partículas como o PFlow.

Essa é uma imagem do que você pode reproduzir seguindo os passos recomendados pelo tutorial:

tutorial-3dsmax-vray-vegetacao-grama-3d.jpg

O procedimento é bem simples e consiste na modelagem de um plano, que depois deve ser deformado e convertido para um Editable Mesh e receber algumas modificações para ficar semelhante a uma folha de grama. Esse mesmo objeto é duplicado algumas vezes para formar um conjunto total de quatro folhas. Assim que o conjunto de objetos for criado, precisamos adicionar um material configurado como sendo do tipo múltiplo, contando uma textura de grama para cada folha do conjunto. Como o render será feito no V-Ray, os materiais usados para atribuir a impressão de grama são todos do tipo VRayMtl.

Depois é só usar partículas para distribuir os objetos sobre uma superfície e renderizar. Mesmo sem usar ferramentas mais sofisticadas para esse propósito, o tutorial consegue reproduzir muito bem vegetação e grama.

Esse mesmo princípio pode ser usado em outras ferramentas 3d com o a representação de vegetação e grama usando apenas texturas e modelos 3d simples. O único ponto negativo é que precisamos sempre tomar cuidado com a quantidade de polígonos total do modelo 3d, pois representar vegetação realista sempre demanda muitas faces, o que pode deixar a edição da cena mais complicada.