Essa semana a Autodesk fez anúncios importantes sobre o uso das suas ferramentas, que pode muito bem facilitar ou mudar a maneira como usamos os seus softwares. Os anúncios envolvem a disponibilidade de alguns softwares para a plataforma Mac e maneiras diferentes de distribuir software. A primeira notícia envolve uma parceria entre a Autodesk e a equipe do software parallels, que desenvolve soluções de virtualização para Mac Os X. O projeto visa melhorar a performance de softwares como o AutoCAD, 3ds Max e outros rodando no Mac Os X, mas sob uma plataforma de virtualização.

Isso deve agradar algumas pessoas, mas ainda credito que não seja a melhor opção para usuários do Mac Os que precisem de soluções de visualização. O 3ds Max e o AutoCAD são notórios exemplos de ferramentas da Autodesk que foram projetadas para Windows e dificilmente veremos esses softwares em outras plataformas. Eu mesmo uso softwares como o DWG Trueview em um Mac Os, rodando sob o VMWare Fusion.

Assim posso converter arquivos e projetos em CAD na plataforma. O ponto negativo desses sistemas é a performance que fica muito comprometida. Se for para usar uma ferramenta 3d que não seja o Blender, é melhor investir no Cinema 4D, Modo 3d ou mesmo o Maya. Todos eles possuem versões nativas para o Mac Os.

maya2009

Para saber mais sobre a parceria da Autodesk, visite esse endereço.

Além dessa parceria, a Autodesk fez o lançamento em fase beta de um serviço baseado em internet chamado de Twitch. Esse é o nome que identifica o projeto. O objetivo dele é bem simples, oferecer testes de softwares como 3ds Max, AutoCAD, Revit e outros sem a necessidade de instalar a ferramenta no seu computador. O software seria executado diretamente dos servidores da Autodesk.

A tecnologia é inovadora e muito interessante, mas ainda me questiono sobre a banda necessária para conseguir executar softwares como o AutoCAD apenas pela internet. O objetivo por enquanto ainda é apenas oferecer uma maneira de avaliar o software, mas ainda acho que num futuro não muito distante, os softwares serão comercializados sob um serviço de assinatura. Nada mais de comprar uma licença de uso por tempo indeterminado. Se você quiser saber mais sobre o Autodesk Twitch, visite esse endereço.

Por enquanto, ele só está disponível para usuários dos EUA.