Os softwares de edição voltados para imagem como o Photoshop ou GIMP são fundamentais para qualquer profissional envolvido com computação gráfica, principalmente a parte de 3D. Esse tipo de software pode literalmente salvar um projeto que ficou várias horas renderizando, mas no último momento você descobriu um problema com as texturas ou posicionamento de algum objeto. Usando o Photoshop é possível abrir e editar a imagem em poucos minutos, evitando a necessidade de renderizar a imagem novamente. Mesmo sendo útil, o Photoshop ainda apresenta alguns desafios na composição de imagens que demandam muito trabalho de edição. Precisamos selecionar partes da imagem para conseguir criar cópias ou mesmo proteger pixels que não precisem ser alterados.

O trabalho de edição e alteração em imagens está para ser facilitado com as ferramentas trabalhadas na próxima versão do Photoshop, que por enquanto está sendo chamado de Photoshop CS5 mesmo. Existe um vídeo que está circulando pela internet nos últimos dias que mostra alguns desses novos recursos, sem ainda exibir a interface ou mesmo as ferramentas extras do Photoshop.

O grande destaque desse lançamento é o algoritmo chamado PatchMatch, que consegue procurar padrões nas imagens.

O vídeo é esse:

Como você deve ter percebido pela demonstração feita no vídeo, o algoritmo é simplesmente fantástico! A base de funcionamento dele é a identificação de padrões que delimitam as imagens selecionadas e presentes nas imagens. Depois que esses padrões são localizados, podemos mover esses objetos pela moldura da imagem e o próprio Photoshop CS5 faz o trabalho de adaptar a parte selecionada na moldura, inclusive adicionando os pixels necessários para que a composição fique perfeita.

A moldura da imagem também pode ter suas dimensões alteradas sem que nenhuma imagem, ou parte dela, acabe sendo deformada. Isso é possível graças a algumas ferramentas que protegem e limitam o efeito esticar a comprimir na imagem.

Por último, o que mais me impressionou mesmo é a possibilidade de reconstruir partes da imagem de maneira automática. Repare na parte final do vídeo, em que a parte superior de uma construção histórica tem algumas partes construídas novamente, com base nos padrões identificados da imagem. Isso aplicado em imagens renderizadas poderia corrigir problemas até mesmo de modelagem 3d! Partes que não foram modeladas, podem ser construídas com base na estrutura geral da imagem.

A previsão de lançamento do Photoshop CS5 é abril de 2010.