As aplicações dos softwares 3d e das simulações que podemos fazer com esse tipo de ferramenta são ilimitadas, podendo beneficiar os mais diversos segmentos e profissionais. Um desses ofícios que recebe pouca atenção dos artistas que escrevem tutoriais e guias é o design de jóias, que por ser muito específico e representar um nicho pequeno em quantidade, acaba tendo pouco material de apoio. Por exemplo, ao criar um modelo de jóia em 3d e renderizar esse objeto usando técnicas avançadas de composição e efeitos óticos, o artista estará economizando o possível desperdício do material, que é bem caro, além de poder fazer experimentações em três dimensões com o design da jóia.

Para as pessoas interessadas em tentar representar e renderizar jóias como diamantes e outras pedras preciosas no 3ds Max e Mental Ray, um artista chamado Zap publicou no seu blog um guia detalhado sobre renderização de jóias com o Mental Ray.

design-joias-3dsmax-mental-ray.jpg

O guia não aborda a parte de modelagem 3d, que é relativamente simples no caso da criação de diamantes, pois na maioria das vezes são primitivas geométricas com deformações e vértices organizados de maneira a representar algo semelhante a um prisma.

O processo é longo e envolve a configuração do ambiente em diversos painéis e propriedades como a correção de Gamma e também a maneira como a luz é emitida no ambiente. Esse tipo de tutorial é interessante, pois o artista explica diversos detalhes e pequenas modificações realizadas no ambiente que são contextualizadas para o render de jóias, mas que podem muito bem ter aplicação direta em outros projetos. A cena usada é muito parecida com um ambiente de estúdio, mas com a adição de fontes de luz posicionadas de maneira estratégica para gerar sombras e reflexões para as pedras.

Na parte final do tutorial é possível encontrar diversas dicas sobre os ajustes necessários na renderização da cena e principalmente no ajuste dos materiais, para que a renderização e os efeitos óticos das jóias sejam realistas e criem as reflexões e interações com a luz. Esse tipo de tutorial pode ajudar também no ajuste de materiais avançados para vidros em janelas e outros elementos com transparência. O tutorial é mais que recomendado para artistas usando o 3ds Max e Mental Ray.