Assim que começamos a aprender desenho técnico no computador, também conhecido pela sigla CAD, um dos primeiros comandos que aprendemos depois da criação das linhas é o famoso Offset. Sempre que ministro aulas sobre desenho com AutoCAD ou qualquer outra ferramenta de desenho CAD, menciono a importância desse comando para a criação de elementos no desenho e também na elaboração de linhas auxiliares. Basicamente, o Offset pode ser usado em todas as fases de um projeto desenvolvido em CAD. Mas, o uso dessa ferramenta não é exclusividade do AutoCAD, podendo ser usada em ferramentas como o ArchiCAD e DoubleCAD.

Mas, o que faz esse Offset?

O princípio dessa ferramenta bem simples, sendo o objetivo dela criar cópias paralelas de entidades de desenho, sejam linhas ou objetos compostos por múltiplas linhas como retângulos ou polylines. Para cionar a ferramenta é necessário selecionar uma entidade de desenho e especificar a distância usada na cópia, para depois executar a cópia do elemento no lado desejado.

Para as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de usar softwares como o ArchiCAD, ou mesmo os que estão começando a usar essa ferramenta, encontrei um excelente tutorial em vídeo que mostra diversos exemplos e aplicações do comando Offset em desenhos técnicos para arquitetura. Os exemplos são direcionados para a explicação desse tipo de ferramenta.

No vídeo é possível acompanhar os procedimentos para criar cópias paralelas simples de linhas usando o Offset, assim como trabalhar com opções mais avançadas de cópias em que os vértices da linha são convertidos automaticamente em arcos. No AutoCAD isso precisa ser trabalhado em conjunto com o comando Fillet.

Depois que a parte introdutória é exibida, o autor do tutorial demonstra a utilidade do Offset na composição de desenhos técnicos um pouco mais complexos, como na criação da projeção de um telhado ou mesmo no desenho e delimitação do piso de uma sala. Isso já pode ser feito aplicando de maneira automática uma hachuria para representar o material.

Essas são apenas algumas das aplicações desse tipo de ferramenta, sendo que no caso de ferramentas de desenho genéricas como o AutoCAD, a maior utilidade do Offset é na criação das chamadas linhas de construção, que são a base para o desenho de elementos mais complexos.