O uso de rotinas prontas no AutoCAD para ajudar no cotidiano de profissionais especializados em CAD é algo bem recente, apresentado apenas nas últimas atualizações do software. Antes de permitir que qualquer pessoas pudesse gravar as suas macros direto da interface, era necessário elaborar as rotinas por meio de scripts desenvolvidos usando uma linguagem chamada AutoLISP. Como a maioria dos usuários de CAD acabava não se interessando muito por esse tipo de linguagem, as facilidades eram restritas para poucas pessoas. Caso você nunca tenha usado esse tipo de facilidade, um exemplo clássico é o do arremate de linhas que estavam se cruzando e que demandariam diversos comandos TRIM para edição correta. Usando uma rotina em LISP era possível automatizar o procedimento.

Se você quiser experimentar o uso das novas ferramentas para criar rotinas no AutoCAD 2010, o vídeo abaixo mostra uma aplicação prática dessa ferramenta na criação de rotinas para melhorar o zoom.

Os comandos de zoom no AutoCAD geralmente são acionados com duas teclas de atalho, uma para acionar o zoom e outra para escolher o tipo de zoom. Por exemplo, é necessário pressionar Z e logo em seguida a conformação do comando para depois pressionar a outra letra. A rotina criada pelo autor do tutorial permite trabalhar com o uso de duas teclas já associadas para chamar o comando de zoom.

A rotina criada é bem simples e começa a ser gravada logo depois que o botão Record é acionado na aba destinada ao gerenciamento de macros. As ações ficam gravadas em seqüência e podem ser chamadas novamente usando qualquer tecla de atalho que o profissional de CAD desejar. Repare que o vídeo foi gravado usando o AutoCAD Civil 3D 2009, mas o procedimento é exatamente o mesmo para outras versões do AutoCAD.

O uso dessa ferramenta acelera pequenas tarefas que podem ser personalizadas pelo desenhista, mas ainda existem limitações e tarefas mais complexas que precisam de intervenção por meio de scripts.

Ainda lembro-me da época em que a única personalização que podíamos fazer com o AutoCAD era editar a tecla de atalho, ajustando um arquivo de texto com extensão lsp que tinha todos os atalhos.