O lançamento do pacote CS5 da Adobe está previsto para Abril desse ano, mas muitas das novidades do Photoshop CS5 e do Flash CS5 já foram anunciadas extensivamente pela Adobe em congressos e outros eventos. No caso do Flash CS5 o meu interesse é focado para as minhas atividades acadêmicas, pois ministro aulas de multimídia na web que usam a tecnologia do Flash como base para levar animação 3d para web usando classes personalizadas. Por exemplo, com o uso do Papervision 3D é possível trabalhar com sistemas e interfaces totalmente 3d na web usando o Flash Player como base, o que permite distribuir o seu projeto para uma base de usuários incrível.

Entre as novidades do Flash CS5 está o suporte nativo ao desenvolvimento de aplicativos para o iPhone e iPod, permitindo que os artistas e desenvolvedores passem a distribuir seus projetos usando o iTunes da Apple. Isso é excelente para maximizar o potencial de retorno financeiro para web designers e desenvolvedores que não tinham opção senão procurar clientes e empresas, para desenvolver web sites em Flash.

Como funciona essa integração? Caso você já tenha alguma experiência com classes personalizadas do Flash ou ActionSctipt, encontrei um tutorial que mostra de maneira bem simples como funciona essa integração com o iPhone OS. O tutorial de Flash CS5 mostra como aproveitar o acelerômetro do iPhone para criar aplicativos. É um tutorial em vídeo bem curto e que deve elucidar diversas dúvidas.

tutorial-adobe-flash-cs5-aplicativos-iphone.jpg

O ponto negativo para quem quiser começar a trabalhar com esse tipo de desenvolvimento é que será necessário ao menos, adquirir um iPod ou iPhone para realizar testes. Caso contrário os aplicativos criados com o Flash CS5 não podem ser avaliados. As diferenças nos projetos envolvendo o iPhone OS são relacionadas com classes especiais e o tamanho da tela que deve seguir o padrão do dispositivo. Já estou planejando e estudando os tutoriais e guias lançados pela Adobe para adicionar esse tipo de conteúdo nas minhas aulas durante esse semestre.

Esse tipo de material deve ajudar as pessoas interessadas em começar a trabalhar com aplicativos nesse modelo. Mais novidades devem ser divulgadas até Abril quando diversos softwares da Adobe devem ser atualizados para a versão CS5.