O aprendizado de material relacionado com computação gráfica 3d exige muito tempo e dedicação do artista envolvido com produção, pois existem diversas técnicas e pequenos detalhes que podem ajudar significativamente no desenvolvimento de projetos. O problema é que nem sempre temos conhecimento de todas as técnicas e ferramentas disponíveis. Uma das maneiras que uso para me atualizar nesse tipo de assunto são os Podcasts sobre computação gráfica que podem ser encontrados em várias bibliotecas de Podcasts. Entre as diversas que assino, uma das melhores é a do Digital Tutors que é uma empresa especializada em treinamentos avançados de Maya, Softimage XSI, ZBrush, Photoshop e outros.

Os vídeos são bem curtos e objetivos, mostrando apenas o necessário para elucidar o tema abordado em cada vídeo. O web site Podcastblaster compilou uma lista com quase todos os episódios em vídeo dos podcasts do digital Tutors. Isso representa mais de cem tutoriais de curta duração sobre os mais diversos temas para softwares como Maya e Photoshop. Os vídeos estão hospedados no próprio web site do Digital Tutors e tem entre cinco e dez minutos de duração.

tutoriais-maya-softimage-zbrush-photoshop.jpg

Se você é usuário do Autodesk Maya ou ZBrush, deve encontrar muito material de apoio na lista de tutoriais, pois a grande maioria dos títulos envolve o uso do Maya ou ZBrush. Ainda é possível encontrar outros títulos para Photoshop e Softimage, mas eles são a minoria.

Essa pode ser a primeira oportunidade para muitos artistas 3d conhecerem o RenderMan da Pixar em ação, pois no conjunto de tutoriais existem vídeos demonstrando o funcionamento do RenderMan para o Maya. Como o software de alto custo e usado para projetos mais pesados, dificilmente encontramos treinamentos e até mesmo demonstrações dele na internet com facilidade. Existem alguns vídeos mostrando os ajustes do RenderMan e a integração de materiais criados no ZBrush, para render no Maya.

A parte relacionada com Photoshop mostra mais as opções de manipulação 3D das últimas versões, e a criação e ajustes de imagens geradas em softwares 3d.

Caso você tenha curiosidade para aprender alguns desses softwares, essa é uma excelente oportunidade de fazer o download de material de qualidade e gratuito para estudar.