A migração de diversos serviços e softwares para plataformas baseadas em internet é uma tendência sem volta para a maioria dos softwares, e isso não é diferente com ferramentas especializadas em computação gráfica. Já mostrei diversos softwares aqui no blog que tiveram sistemas portados para plataformas web, sendo que muitos desses projetos são patrocinados pela Autodesk. A idéia de cobrar serviços de assinatura dos seus usuários é uma das maneiras que a empresa deve usar no futuro para substituir a compra da licença, e os serviços baseados apenas em internet são fundamentais para esse propósito.

Caso você não lembre dos projetos publicados aqui no blog que eram baseados em internet, os nomes deles são Dragonfly e Draw. O primeiro é um sistema que mistura blocos em 3d para fazer planejamento de ambientes e design para interiores. O segundo é um tipo de software especializado em desenho vetorial com tendências próximas ao que o Corel Draw faz, mas tudo baseado em Web.

Ontem pela manhã tive a oportunidade de conhecer mais um desses projetos da Autodesk chamado de Butterfly que tem uma proposta mais ousada: portar um sistema de CAD como AutoCAD para web. Sim, ele seria um tipo de AutoCAD desenvolvido totalmente em Flash que aceita inclusive editar arquivos complexos. O vídeo abaixo mostra como o projeto funciona:

O sistema como um todo ainda é bem simples, mas já permite que qualquer pessoa possa tentar usar o mesmo para editar projetos. Nas abas existentes nas laterais e com uma interface Ribbon bem resumida já encontramos opções para abrir projetos, editar e visualizar os elementos de desenho. Ainda faltam opções mais robustas de criação e precisão, mas o pouco que já pude usar mostra que o sistema tem grande potencial.

Entre os pequenos problemas encontrados foi a incapacidade do Butterfly carregar no Mac Os X, mesmo usando três navegadores diferentes o mesmo não abriu. Apenas no Windows é que tive sucesso em carregar o software.

Se você estava procurando uma opção gratuita para usar o AutoCAD na web, esse projeto pode ser a solução. Ainda é cedo para dizer quando o mesmo será lançado oficialmente, pois o sistema inteiro ainda é apenas um experimento da Autodesk e sendo assim está suscetível a erros e pequenos problemas.