A combinação entre o Maya e o Mental Ray é muito conhecida pela maioria dos artistas 3d, pois muito tempo antes do 3ds Max suportar o uso do Mental Ray para criar imagens realistas, os artistas do Maya já podiam fazer isso dessa incrível ferramenta. Mas, apesar de ser extremamente poderoso e flexível na geração de imagens, o Mental Ray é conhecido pela sua complexidade e dificuldade em conseguir dominar a ferramenta por completo. Por isso, sempre que possível é interessante conseguir bons tutoriais e material de ajuda para aprender sobre a ferramenta.

Se você é usuário do Maya e quer desenvolver as suas habilidades na configuração do Mental Ray para renderização, acabei de encontrar alguns tutoriais excelentes em vídeo sobre aspectos não muito comuns sobre o uso da dupla. A lista com os tutoriais sobre Maya e Mental Ray pode ser encontrada nesse link.

tutoriais-gratuitos-autodesk-maya-mental-ray.jpg

No total são sete tutoriais sobre os mais variados assuntos. Mesmo que você não queira desenvolver habilidades com o Mental Ray, recomendo assistir ao menos o que fala sobre composição de objetos em 3d baseado em fotografias. O tutorial chamado Compositing 3d elements, deve ajudar bastante a entender como posicionar objetos virtuais em fotografias.

O vídeo começa com o artista explicando como foi o procedimento para tirar a foto que ilustra a cena e a captura da iluminação do ambiente usando uma esfera reflexiva. Sim, uma pequena esfera de metal cromado serve para capturar a iluminação do ambiente para reproduzir no ambiente 3d. Essa é uma maneira eficiente e barata para fazer hiper realismo, sem ter que recorrer a HDRI que é muito mais caro de capturar.

Apenas esses parâmetros não ajudam a reproduzir iluminação realista, mas já consegue criar reflexões e efeitos físicos bem realistas. No decorrer do vídeo o autor descreve o processo de ajustes necessários para gerar a iluminação realista necessária para o projeto. Um dos truques que o autor mostra é a geração de sombras nos objetos e a separação do render em canais, para posterior composição em ferramentas como o Photoshop ou outros editores.

Caso você seja usuário do Maya, recomendo muito o conjunto de tutoriais! Alguns deles apresentam temas que não encontramos facilmente em outros materiais.