Apesar de falar sempre sobre diversos renderizadores externos para o Blender 3D como o LuxRender e Indigo, usando técnicas e algoritmos avançados como o Metropolis Light Transport, o YafaRay ainda é uma das opções mais rápidas e amigáveis de usar no Blender. O único problema que a maioria dos usuários acaba enfrentando com o YafaRay é a parte de instalação que pode ser um pouco trabalhosa, pois é preciso remover todos os arquivos de versões anteriores do YafaRay para atualizações e instalação, inclusive os com extensão “py” que são os scripts responsáveis pela conversão da cena.

No final de Janeiro um usuário publicou uma imagem nos fóruns de usuários do YafaRay que pode ser de grande ajuda para muitos artistas, principalmente os interessados em trabalhar com visualização para arquitetura e design de interiores. A imagem está com uma qualidade excelente e diversos detalhes que não são simples de produzir, como um carpete bem detalhado na imagem. Abaixo temos uma versão menor da imagem produzida com o Blender e YafaRay.

exemplo-render-arquitetura-yafaray-blender.jpg

A descrição completa da cena com as respectivas imagens mostrando como foi o processo de configuração, podem ser conferidas nesse endereço nos fóruns do YafaRay.

Assim como acontece com todas as cenas internas no YafaRay e Blender, a técnica adotada pelo artista para conseguir bons resultados para ambientes internos foi o Photon Mapping que teve seus parâmetros ajustados para a escala e contexto adotado na cena. Lembre que os valores disponíveis na página em que o projeto é descrito devem ser adaptados para cada contexto, e caso sejam copiados de maneira literal, podem acabar produzindo resultados bem diferentes.

Apesar de ser um excelente exemplo de como criar uma cena com iluminação realista, esse tipo de situação é bem fácil de reproduzir dependendo da sua experiência com o Blender e YafaRay. Uma coisa que podemos aprender com o uso desse material e que não é comum de encontrar em outros exemplos é a configuração do tapete usado na cena. O artista usou um conjunto de texturas e o modificador Displacement do Blender para conseguir o efeito.

Mesmo que você já tenha conhecimento sobre o Blender e YafaRay, recomendo visitar o link e conferir a técnica usada pelo artista para criar o modelo do tapete. Infelizmente o modelo 3d não está disponível para download.