A quantidade de material sobre o Photoshop CS5 e os seus recursos revolucionários de edição e retoques de imagem, que para pessoas leigas podem até perecer montagem estão começando a aparecer aos montes na internet. Na semana passada publiquei um tutorial de photoshop CS5 mostrando o recurso conhecido como Content-Aware Fill. Essa semana mais um desses vídeos foi publicado no Youtube, mostrando como o recurso vai ajudar a fazer retoques em imagem, sem necessariamente demandar aquele esforço enorme de reconstrução dos pixels, devido a sobreposição de partes da imagem. O novo vídeo sobre o Content-Aware Fill d o Photoshop CS5 é esse:

Ainda existe mais material gravado durante a última Photoshop World realizada em Orlando na Flórida alguns dias atrás, em que foi divulgada inclusive como será a caixa e arte do Photoshop CS5. Depois de divulgar a arte do novo produto é feita mais uma demonstração sobre o Photoshop. As ferramentas são novamente impressionantes e mostram como é fácil fazer correções em imagens.

A parte final do vídeo que mostra a edição de partes da roupa de uma modelo é de assustar, pela velocidade e qualidade da montagem final.

Em certo momento o autor começa a remover riscos de tinte de monumentos em fotografias, coisa que já é possível de fazer hoje em dia, mas que demanda muito trabalho de edição e retoques para ficar perfeito. Dessa vez é necessário apenas alguns cliques de mouse para que o Content-Aware Fill faça o trabalho.

Caso você não se recorde, ainda existem diversos vídeos publicados desde outubro de 2009 em que supostamente os recursos ainda em desenvolvimento para o Photoshop CS5, foram demonstrados por pessoas do Adobe Labs. Na época houve muita discussão sobre a autenticidade do material, pois os recursos eram tão inovadores que diversas pessoas acreditavam se tratar de montagem.

Pelo visto vários desses vídeos estão começando a ganhar credibilidade com o material disponibilizado pela própria Adobe. Nenhum deles foi oficialmente confirmado no Photoshop CS5, mas vale uma olhada novamente no material para ter uma idéia do que esperar na atualização.

Esse vídeo mostrava o Content-Aware Fill ainda em Outubro:

Agora é só esperar pelo dia 12 de Abril para conferir a lista completa de recursos e desempenho do Photoshop CS5.