Hoje é o dia que marca o lançamento para o público em geral da família de aplicativos da Adobe chamada de CS5, em que podemos incluir softwares famosos e bem conhecidos por profissionais na área de computação gráfica como o Photoshop CS5 e o Flash CS5. O lançamento do pacote CS5 está sendo considerado pela Adobe um dos maiores nos últimos anos, e com esperanças de superar em vendas o desempenho da família CS4 que junto com a crise econômica de 2009 balançou as fundações da Adobe. Mas, nem tudo é motivo de alegria para a Adobe nesse lançamento do pacote CS5, pois a Apple em uma manobra para atrapalhar as vendas do Flash CS5 está alterando as regras do contrato para desenvolvedores, restringindo a criação de aplicativos para o iPhone Os, apenas para ferramentas oficiais.

Caso você não tenha acompanhado, um dos novos recursos do Flash CS5 era a possibilidade de exportar aplicativos para o iPhone OS.

Sobre o Photoshop CS5, ele já foi apresentado aqui no blog diversas vezes com recursos como o Content-Aware Fill e outros que adicionam muito as ferramentas de edição e manipulação de imagens. Se você quiser fazer o download gratuito do Photoshop CS5 visite o endereço indicado na Adobe, e procure pelo Trial do Photoshop. Essa é a maneira que a Adobe oferece para que você possa testar o software antes de fazer a compra.

Algumas das ferramentas adicionadas ao Photoshop CS5 são oriundas de projetos independentes já implementados em softwares como o GIMP, e que com o tempo foram sendo adquiridas pela Adobe para turbinar o Photoshop com ferramentas e técnicas modernas de edição. Alguns desses recursos podem aparecer também no Premiere CS5 ou After Effects CS5 como a estabilização de câmera apresentada na última Siggraph.

Além do download do Photoshop CS5, você pode optar por fazer o download do Photoshop CS5 Extended que apresenta opções extras para edição de vídeo e modelo 3d. Essas opções são interessantes para artistas que usam muitos objetos em 3d nas composições de imagens, e permitem trabalhar com camadas em 3d direto no Photoshop CS5.

Ainda não são todas as ferramentas do pacote CS5 que estão disponíveis para download, mas com o tempo todos eles devem estar listados na página de downloads da Adobe.