Uma das coisas que faz muitos arquitetos e engenheiros resistirem em mudar o seu ambiente de trabalho do PC baseado em Windows, para um Mac é a ausência do AutoCAD. Mesmo com excelentes opções para a plataforma da Apple voltadas para desenho técnico e gestão de projetos como o VectorWorks e o ArchiCAD, muita gente só sabe usar o AutoCAD e não está disposta a mudar de software. Já faz um bom tempo que recebo perguntas sobre o uso do AutoCAD no Mac Os X. Eu mesmo uso a versão educacional do AutoCAD 2010 virtualizado no Mac Os X, com a ajuda do VM-Ware. Em termos de performance não é a melhor opção, mas funciona.

Depois que o AutoCAD 2011 foi lançado pela Autodesk, um rumor está circulando os blogs especializados em CAD e nos fóruns de usuários do software. Esse rumor, nada mais é que o desenvolvimento em segredo ainda de uma versão do AutoCAD 2011 para o Mac Os X. Existem diversas pistas no próprio AutoCAD 2011 que levam a crer que em breve, uma versão para Os X será lançada.

Point Cloud in AutoCAD 2011

A primeira pista para esse desenvolimento do AutoCAD está na mudança do sistema de Help. Sim, o sistema de help do AutoCAD 2010 era baseado nos arquivos tipo chm do Windows e na versão 2011 está todo na web. Uma rápida análise no próprio conteúdo do help mostra que as imagens e referências estão escritas de maneira a deixar o conteúdo independente de plataforma.

Isso pode parecer pouco, mas é uma mudança muito grande de estrutura sem nenhuma justificativa plausível.

Outro ponto importante e ainda mais descarado é o SDK do ObjectARX usado para desenvolver ferramentas e plugins para o AutoCAD 2011. A nova versão apresenta diversos comentários de texto nos códigos com uma alusão clara a elementos do Os X.

Por enquanto, são apenas rumores que podem muito bem se concretizar num futuro próximo.

Isso deve ser reflexo do incrível sucesso do Autodesk Smoke, lançado para a plataforma poucas semanas atrás. Se você quiser fazer o download gratuito do AutoCAD 2011, visite o endereço indicado. Apesar de ser um início animador, existem outras ferramentas da Autodesk que devem aparecer na plataforma Mac. Para os que nutrem esperanças de ver o 3ds Max funcionando no Mac, é melhor colocar as barbas de molho, pois isso deve demorar muito para acontecer, se é que veremos tal adaptação.