Uma das tarefas mais difíceis e trabalhosas para quem usa softwares como o After Effects ou outro que faça edição e montagem de vídeo é a chamada rotoscopia. Essa é uma atividade presente na maioria dos filmes ou produções que não usam montagens digitais. Esse tipo de efeito é muito usado no cinema para remover objetos do vídeo, como as cordas que sustentam um ator durante o voo, ou mesmo para editar o cenário no fundo e trocar a imagem por outra composição. O segredo para fazer a rotoscopia é separar a imagem em camadas, usando uma técnica semelhante ao que usamos no Photoshop ou GIMP. A figura é selecionada e separada do plano de fundo. O problema de fazer isso em vídeo é que existem inúmeros quadros para fazer isso, e os objetos ou personagens estão em movimento.

Dizem que o trabalho de rotoscopia é próprio para pessoas com muita paciência.

O After Effects CS5 deve ajudar significativamente o trabalho de rotoscopia com a apresentação de um recurso chamado Rotobrush. É uma opção que promete fazer o trabalho de rotoscopia em vídeo de maneira automatizada. O vídeo abaixo mostra um exemplo de como a ferramenta funciona no recém lançado After Effects CS5:

No tutorial em vídeo o autor usa o Rotobrush para separar o ator que aparece no vídeo do plano de fundo, e para isso tudo que ele precisa fazer é usar o Rotobrush do After Effects CS5 para marcar áreas da imagem, em que o ator está presente. Isso faz com que o algoritmo do Rotobrush identifique de maneira automática a presença do ator e vá criando uma linha de contorno em volta dele. O mais impressionante é que a ferramenta replica a seleção para todos os quadros de um vídeo.

Depois que o ator está devidamente selecionado e marcado em todos os quadros, basta fazer a remoção do plano de fundo. Se a seleção não ficar perfeita, sempre é possível fazer ajustes e melhorar a seleção do personagem.

Esse é um tipo de recurso que deve agradar muitos usuários e principalmente os especialistas em rotoscopia. Mas, deve ter algumas limitações na descoberta e identificação de padrões mais complexos. Já pensou se o personagem estiver envolve em neblina, ou mesmo na chuva? Será que o Rotobrush do After Effects CS5 resolveria esse tipo de seleção? Assim que puder fazer o download do software, faço os testes e publico aqui no blog.