A criação de designs ou estudos para o mercado da construção civil sempre foi um desafio para as pessoas leigas no assunto, e que não tinham acesso aos softwares ou técnicas usadas no desenho técnico. Os esquemas criados sem o uso de escala ou dimensões nunca batiam com o projetado por arquitetos ou outros profissionais, quando os mesmos eram passados para softwares de CAD como o AutoCAD. Com o uso de ferramentas simples de criar e desenhar ambientes como o SketchUp isso tende a mudar, mas ainda é necessário instalar o software e fazer diversas alterações na interface para criar algo. Um projeto da Autodesk que tinha o nome código de Dragonfly propunha uma mudança nesse paradigma, trazendo a parte do design e layout de ambientes para a Web.

A proposta era bem simples e inovadora: criar um sistema baseado apenas em internet em que as pessoas possam criar ambientes 3d com o uso de medidas e blocos de mobiliário. Depois de um bom tempo em fase experimental, agora o sistema mudou de nome e está em beta. Ele se chama Autodesk Homestyler e pode ser usado de maneira gratuita por qualquer pessoa.

O vídeo abaixo mostra uma demonstração de como o Homestyler funciona:

O processo de criação com esse tipo de sistema é muito simples, e deve inclusive agradar profissionais da área como designers de interiores e arquitetos. A grande vantagem do sistema é que você não precisa instalar absolutamente nada no seu computador para que ele seja executado, pois o mesmo é baseado totalmente no Flash Player que já está instalado em quase todos os computadores do mundo.

Mesmo com a onda de críticas que o Flash Player tem recebido por parte de empresas e usuários, principalmente da Apple e usuários do Safari no Mac Os X, os testes que fiz no Homestyler rodando no Safari e Mac Os X foram bem estáveis.

Um dos grande chamarizes para o desenvolvimento de projetos ou estudos nessa ferramenta, é a possibilidade de usar blocos e mobiliário de empresas de renome. Basta começar a desenhar algo em 3d e escolher no painel da direita uma grande quantidade de móveis e objetos, para enriquecer o estudo criado na ferramenta.

Agora só falta implementar um botão de render na interface!

A oferta de softwares na Web é uma tendência na Autodesk, e muito já se comenta entre usuários dos softwares da empresa que em breve teremos que assinar um serviço até mesmo para usar o software. A licença de uso não será mais concedida por tempo indeterminado como acontece hoje. O Homestyler é apenas o começo.