O lançamento do pacote CS5 da Adobe trouxe muita coisa nova para a maioria dos profissionais e entusiastas que usam a plataforma de softwares, mas algo pode ter passado despercebido do público brasileiro. A vinheta de lançamento do pacote CS5 da Adobe foi produzida por um estúdio de animação do Brasil. Estou falando do conceituado Seagulls Fly que conseguiu emplacar um vídeo recheado de efeitos e especiais e computação gráfica para divulgar o pacote CS5. É de se entender o motivo que fez com que poucas pessoas tivessem conhecimento dessa vinheta, até porque a Adobe não faz esse tipo de divulgação aqui no Brasil. Alguém já viu propaganda de software na TV em horário nobre ultimamente?

Esse é o vídeo produzido pela Seagulls Fly:

Adobe CS5 – Production Premium from Seagulls Fly on Vimeo.

Para mostrar como o processo foi realizado e boa parte do material foi concebido, o pessoal do estúdio criou outro vídeo bem rápido com um “making of” de todo o trabalho.

Making of Adobe CS5 – Production Premium from Seagulls Fly on Vimeo.

Para a maioria dos artistas que encontram essa notícia, pode parecer que a própria Adobe procurou a Seagulls Fly para produzir o material. Na verdade, o projeto partiu como sempre de uma agência que estava cuidando da campanha da Adobe. No caso do lançamento do pacote CS5 foi a Goody, Silverstein & Partners que cuidou do lançamento do pacote CS5. Nesse outro artigo podemos encontrar uma entrevista realizada com a equipe da Seagulls Fly sobre a produção do material.

No artigo encontramos detalhes técnicos sobre a produção do vídeo, como o tempo dado pela agência para a produtora que foi de dois meses. No total dezoito pessoas do estúdio se dedicaram a produção desse vídeo. O briefing também foi bem aberto e direto, com o detalhe para a ênfase do número 5 que deveria aparecer no final do vídeo como em uma tela de cinema, e durante o desenrolar da animação os principais recursos do pacote CS5 deveriam ser referenciados.

Você conseguiu identificar os recursos do Adobe CS5 no vídeo?

Outro aspecto interessante do vídeo que é comentado na entrevista é a mistura de computação gráfica 3d com elementos filmados ou desenhados a mão, o que confere um aspecto de realismo ao vídeo.

Já tive a oportunidade de assistir uma palestra do FlavioMac da Seagulls Fly que na época trabalhou na criação da Globeleza virtual para a Rede Globo, e posso dizer que o trabalho deles é uma mistura de proficiência técnica com qualidade artística nas animações.

O trabalho ficou muito bom.