Assim como aconteceu no ano passado o site CG Genie acabou de publicar o resultado prévio de uma pesquisa de opinião realizada com usuários de softwares 3d, com o objetivo de estabelecer um ranking entre as ferramentas e passar uma boa idéia de como os usuários percebem e usam essas ferramentas. É importante ressaltar que esse tipo de pesquisa não tem caráter científico, ou mesmo valor para atribuição de mercados, pois o número de pessoas envolvidas é muito pequeno. Para acessar os resultados da pesquisa que são relacionados ao mercado de computação gráfica de 2009, visite o endereço indicado.
Mas, o que essa pesquisa diz? Como podemos interpretar esses dados?
A pesquisa mostra diversos aspectos interessantes. Abaixo, compilei algumas das observações que fiz sobre a pesquisa e o mercado de computação gráfica:
- O mercado está polarizado em soluções proprietárias e gratuitas, sendo liderados pela Autodesk e Fundação Blender respectivamente;
- Entre as pessoas que responderam as perguntas da pesquisa a proporção de profissionais foi de 47%, sendo seguidos por 13% de estudantes e 37% de entusiastas que usam os softwares apenas por diversão;
- Sobre a evolução dos softwares em relação ao ano passado, uma boa parte das ferramentas melhorou no conceito dos usuários. Mas, algumas delas caíram de qualidade em relação aos usuários. O Softimage, Lightwave, Maya e Cinema 4D estão relacionados entre os softwares que tiveram queda de qualidade;
- Na análise do Marketshare de cada ferramenta as surpresas são a projeção de crescimento do Blender e do Modo, que devem cada vez mais chegar perto das ferramentas da Autodesk. Hoje os maiores marketshares da indústria são do 3ds Max, Maya e ZBrush;
- Qual o maior retorno sobre o investimento? Na lista dos softwares que oferecem o melhor retorno sobre o dinheiro investido, temos o Modo e o Blender no topo da lista. Claro que o Blender é listado pelo investimento zero em software, e o Modo pela quantidade das suas ferramentas de modelagem;
- Sobre a maneira com que as empresas ou instituições gerenciam e atualizam as suas ferramentas, as opiniões são bem diretas. A Autodesk dá muita atenção para o 3ds Max e deixa o Maya e Softimage de lado. A SideFX só não tem um marketshare maior de usuários devido ao alto preço do seu software, pois eles fazem um trabalho incrível. O Terragen é a grande surpresa dessa lista, que traz usuários muito satisfeitos em conjunto com os usuários do Blender. A avaliação da Fundação Blender foi muito positiva.
No geral é possível tirar algumas conclusões da pesquisa:
- Um dos grandes destaques é o Modo 3D;
- O Blender teria muito mais usuários se fosse mais fácil e rápido importar e exportar projetos do software para outras ferramentas;
- A Newtek deve estar furiosa com o sucesso do Modo, já que o software é fruto de uma dissidência interna na empresa;
- A Autodesk é vista como a grande vilã da pesquisa com usuários do Maya e Softimage insatisfeitos;
- Se o Houdini 3D fosse mais barato, o Marketshare da Autodesk iria diminuir drasticamente;
E você, o que pensa da pesquisa?
Ano passado eu acompanhei a mesma matéria e é legal saber que o mercado começa a responder sobre a qualidade do blender de uma forma significativa, porém é necessário que haja tempo e dinheiro investido no programa para que isso aconteça, mas é muito bom mesmo.
Acho que o blender tem um grande espaço no mercado devido a qualidade do programa e sua liberdade, se tivessem mais ferramentas voltadas para o mercado de arquitetura, com certeza ele cresceria muito mais, e isso é totalmente possível, pena que eu não sei nada de programação.
Bom pelo que deu para reparar tem coisas que não encaixão tipo modo ser melhor que maya em animação , isto é uma estapafúrdia .. coisas assim fazem descrer desta pesquisa.
Quanto ao blender ser voltado a arquitetura … na minha opinião não faz ele ser usado mais ou menos pelos usuarios, pois ele dá as mesma possibilidade de uso como qualquer outro, basta apenas aprender como q funciona, se quizer coisa pronta usa 3d max design.
A interface do blender melhorou da agua pro vinho na versão 2.5, e isto é muito bom.
Quanto ao max não sei como será o futuro dele, pois o que parece a autodesk tá ainda confusa pois pra games melhor é XSI , e para cinema e animação é o Maya por toda a flexibilidade que ele proporciona oor ter uma pipeline muito boa.
Realmente concordo com o principal ponto negativo do Cinema 4D: Preço alto. Não só o próprio software e seus módulos, mas como plugins como o vrayforc4d, que vende o vray a um valor bem constrangedor.
Utilizo o software a 6 anos, e ano passado comecei a utilizar o Modo em conjunto. Acompanho as mudanças de cada um, mas a discrepância de valores me deixa assombrado. Não conheço Blender o suficiente, mas fico feliz e satisfeito pela posição alcançada.
Não concordo muito com os campos de Estabilidade e de Animação no Modo, ainda sinto que falta evoluir muito para ultrapassar outros softwares, mas o que ele já fez até agora vale todos os méritos.
Bom, vamos ver se a Maxon “acorda” e abaixa o preço. Odiaria ter que mudar de uma solução (Modo+C4D) para apenas Modo.
Vou dar uma conferida no Houdini e no Blender quando tiver tempo =D
[ ]’s e obrigado Allan por trazer tão valorosa pesquisa ao conhecimento de quem acompanha seu blog.
Augusto Gottsfritz