O AutoCAD ainda é o software mais usado em escritórios de arquitetura e engenharia por diversos motivos, sendo que o principal deles é que o software acabou sendo o pioneiro no país. Isso fez com que muitos professores universitários já indicassem a ferramenta para seus alunos na própria faculdade, como foi o meu caso. Apenas depois de muita pesquisa e sair do ambiente acadêmico é que descobrimos o ArchiCAD e VectorWorks, igualmente úteis e direcionados para o mercado de projetos de engenharia e arquitetura. O AutoCAD é uma ferramenta extremamente poderosa e capaz de criar praticamente qualquer tipo de desenho técnico, o que faz com que muitos usuários fiquem relutantes em comprar uma licença que custa facilmente mais de dois mil reais, apenas para criar layouts.

Pensando nesse tipo de usuário que precisa apenas do básico mesmo, a Autodesk iniciou um projeto chamado de AutoCAD Freestyle. Seria como um SketchUp para o desenho técnico, oferecendo apenas as opções básicas de desenho 2d para elaborar layouts.

O vídeo abaixo mostra o que é possível fazer com o AutoCAD Freestyle:

Como é possível perceber pelo vídeo e até mesmo na interface do AutoCAD Freestyle a ferramenta é bem parecida a um ilustrador vetorial como o Corel Draw ou Illustrator, mas com opções e ferramentas dedicadas ao desenho técnico. De fato, conheço muitos profissionais que criam esse tipo de layout em softwares como o Corel, Illustrator e Inkscape por serem mais simples e fáceis de operar. No caso do AutoCAD 2011, seria muito custoso ter uma ferramenta cara e sofisticada apenas para criar layouts ou estudos rápidos.

Para os que não gostam de caçar blocos de móveis para o AutoCAD na internet, o grande atrativo do Freestyle é a sua biblioteca própria de blocos para os mais variados estilos. Depois de adicionar blocos de mobiliário no layout criado usando o Freestyle ainda podemos adicionar cores e hachurias em partes do projeto, para ilustrar revestimentos ou materiais.

A comparação com o SketchUp para modelagem 3d é inevitável nesse caso, pois a proposta é bem parecida. Uma das grandes diferenças é que o Freestyle não será gratuito. Mas, o preço da licença é infinitamente menor que o do AutoCAD 2011. Como forma de promover o lançamento do software, a Autodesk está oferecendo um desconto por tempo limitado para quem quiser comprar a ferramenta. O preço normal de 149 dólares foi reduzido para 49 (Ao que parece o desconto vai até 9 de Maio). Mas, caso você queira fazer o download do AutoCAD 2011 gratuito para testes, visite o endereço indicado.

É uma pena que a ferramenta só esteja disponível para windows.