A criação de elementos e imagens baseadas em polígonos 3d sempre foi um problema para as pessoas que não tinham a paciência ou recursos para investir em treinamentos, ou mesmo adquirir softwares 3d apenas para criar 3d básico em imagens. É desse tipo de necessidade que temos opções simples de criação como o extrude do Corel Draw e mais recentemente as camadas 3d do Photoshop, que evoluíram muito desde o seu lançamento e agora oferecem ainda mais opções do o Photoshop CS5. Claro que esse tipo de recurso do Photoshop CS5 não pode ser comparado as opções criativas encontradas em ferramentas como o Blender, 3ds Max e Maya.

Para os que nunca tiveram a oportunidade de trabalhar com as opções de criação em 3d, encontrei um excelente vídeo que demonstra o funcionamento da ferramenta Repoussé do Photoshop CS5. No vídeo, podemos acompanhar todos os passos necessários para trabalhar um extrude simples que é melhorado usando materiais próprios do Photoshop CS5.

O processo como um todo começa com o uso de uma imagem composta por alguns pequenos círculos pintados sobre a moldura do Photoshop, que são extrudadas usando as opções do Repoussé. Depois que os elementos são transformados em 3d, podemos trabalhar com diversas opções de modificação, como o autor mesmo usa no vídeo para reduzir o ângulo do extrude na parte superior, e aplicar um efeito semelhante a um Twist.

Mas, a criação dos elementos 3d não é o ponto forte desse tutotial, e sim a demonstração de como podemos aplicar os recursos de pintura do Photoshop para criar efeitos e materiais diferenciados nos objetos 3d criados com a ferramenta. Nesse caso, o autor aproveita os recursos do Photoshop para adicionar materiais usando o gradiente, que é a alegria dos usuários iniciantes com o Photoshop, para adicionar diversas tonalidades ao objeto 3d. No final, ainda são criadas diversas listras com intervalos usando cores e transparência para gerar um efeito semelhante a máscaras no material aplicado ao modelo 3d.

O resultado não é esteticamente bonito, mas demonstra o que podemos fazer em termos de integração das opções existentes no Photoshop CS5 e a modelagem 3d. Pode não ser a melhor opção para criar 3d, mas já é uma ferramenta a mais existente no mais conhecido software de edição de fotografia.