Os usuários que estão começando a trabalhar com AutoCAD sempre acabam tendo muita dificuldade em decorar e se habituar com o uso de atalhos de teclado, e principalmente os famigerados comandos. Para ajudar nesse tipo de aprendizado é interessante agrupar uma boa quantidade de material de apoio, como é o caso de apostilas de AutoCAD, ou mesmo um bom conjunto de vídeos com dicas sobre o funcionamento da ferramenta. A Autodesk liberou nas últimas semanas vários vídeos com dicas sobre o funcionamento do AutoCAD 2011, que podem ajudar muito no processo der aprendizagem do mesmo. Esses vídeos abordam o uso de ferramentas como o editor de hachurias e também recursos novos do AutoCAD apresentados na versão 2011.

Para ajudar no aprendizado da ferramenta atender os diversos pedidos sobre tutoriais de AutoCAD 2011 que recebo por e-mail e no meu Twitter, resolvi publicar esse artigo com três dos vídeos mais úteis para quem está começando a aprender AutoCAD 2011.

O primeiro vídeo aborda uma das ferramentas mais úteis para trabalhar com desenho técnico no AutoCAD, em termos de utilidade talvez ela só perca para o Offset. Estou falando do comando Align que permite trabalhar com a rotação e movimento de objetos ao mesmo tempo. Com esse comando podemos selecionar vários objetos ao mesmo tempo e usando o align posicionar os mesmos usando pontos como referência. No vídeo abaixo temos a criação de uma planta-baixa que usa linhas inclinadas para posicionar e ajustar partes em ângulo do conjunto, apenas usando linhas.

No segundo vídeo temos uma demonstração de como praticamente qualquer objeto 2d pode ser criado usando apenas movimentos de mouse com o AutoCAD 2011. Esse tipo de dica facilita muito o processo de desenho, pois em ambientes de produção a velocidade do desenho e adição de entidades gráficas são extremamente importantes para acelerar o processo de criação.

Já no último vídeo temos um recurso novo do AutoCAD 2011 que é a edição e criação de hachurias. Esse é um ponto em que todos os usuários de AutoCAD concordam em reclamar. A criação desse tipo de elemento gráfico é extremamente trabalhosa e quando os desenhos apresentam muitos detalhes, a detecção de áreas para a hachuria vira uma verdadeira loteria.

Esses três vídeos não mostram tudo relacionado com o AutoCAD 2011, mas são um excelente ponto de partida para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre desenho técnico com a ferramenta.