A gama de softwares disponíveis para trabalhar com modelagem 3d e animação disponível hoje para quem está começando é bem diversificada. Podemos encontrar softwares caros e que oferecem diversos plugins e modalidades de extensão, assim como opções gratuitas e igualmente poderosas como é o caso do Blender. Mas, isso nem sempre foi assim e usuários interessados em trabalhar com computação gráfica tinham pouquíssimas opções para escolher, principalmente quando a internet estava apenas começando aqui no Brasil. Para muitas pessoas, assim como eu, a única e mais fácil opção foi começar trabalhando com o 3d Studio nos anos 90.
Sim, o software está fazendo 20 anos desde o lançamento da sua primeira versão e para comemorar a data a Autodesk que hoje é a responsável pelo desenvolvimento, organizou um web site muito legal para comemorar os 20 anos do 3dsmax contando a história e desenvolvimento da ferramenta.
No hot site comemorativo é possível encontrar imagens das caixas para versões do 3d Studio Max e também do antigo 3d Studio, que funcionava originalmente em MS-DOS e que ainda é o nome conhecido por muita gente. Além das imagens com as caixas, podemos encontrar renderizações emblemáticas e que eram usadas para divulgação do software, assim como animações produzidas por estúdios famosos como o Blur.
Antes de trabalhar com o Blender, fui usuário do 3d Studio Max por muitos anos, trabalhando em escritórios e ministrando aulas de 3d. As minhas primeiras experiências com aula na parte de 3d foram com o longínquo 3d Studio Max R3. Naquela época os sistemas de renderização avançada como temos hoje em praticamente todos os softwares era um sonho muito distante, por vários motivos que englobavam o custo desses renderizadores e também limitações de hardware. Mesmo usando o mental ray naquela época, era preciso um sistema que agüentasse gerar iluminação global.
Para quem não teve esse tipo de experiência o web site é uma excelente referência como história da computação gráfica, pois é inegável a contribuição do 3dsmax para o mercado como um todo. Um dos maiores artistas e autor de diversas imagens usadas pela Autodesk no 3dsmax é entrevistado no site e conta um pouco das suas experiências. Se você não conhece o francês Pascal Blanché, recomendo ler a entrevista na íntegra, pois ele é um dos maiores nomes em termos de criação na área de computação gráfica 3d.
Muito legal.
Parabéns ao 3dmax pela data.
73 55
Realmente é inevitável falar em 3D sem lembrar ou mencionar algum produto da Autodesk. Um exemplo disso é quando algum cliente pergunta “você faz trabalhos em 3D max (ou 3d studio)”, a pessoa acaba substituindo a palavra 3D pelo nome do software. Isso acontece em outros casos, Gilette, Eternit, entre outros. Ou então quando você mostra alguma imagem 3D e vem a pergunta “foi feita no 3D max?”, mesmo que tenha sido feita no Blender, rs.
A Autodesk teve e sempre terá um papel importante na área de CG, isso é inevitável.
Adorei o site, gosto muito desse resgate do passado, ver o processo de evolução, até mesmo as tendências do design das caixas ao passar dos anos. Muito legal!
Muito bacana!!
A versão R3 foi a primeira que conheci na época só que não conseguia usar por conta de minha máquina, sempre travava!! rs
Bom um software que surgiu com os primeiros do ramo, mas que tem uma forma de trabalhar não muito boa. Acho q o blender apesar de ir aos poucos melhorando sua pipelane, tem na versão 2,5 uma interface mais intuitiva que o max … Bom acho que cada um tem suas vantagens, mas vejo o foco central em jogos e arquitetura. fico na duvida o que será do XSI pois quando li a referencia dele me pareceu um programa de apoio do maya, onde o xsi era um jeito facil de criar dinamica de particula e configurar pelo ICE e depois add no Maya.
Acho que o max perde um pouco de mercado para o cinema 4d na area de motion, onde ele era mais forte na parte de animação … quanto ao cinema nem se fala, dois softwares q dominam são o maya melhor framework e padrão basico e pra dinamica houdini… Houdini é complicado modelar e animar. por sinal a Digital domain nem usa ela pra animar…
Seria uma boa ter materias sobre o Nuke software produzido internamente pela DD e que é extremamente bom e superior pelo que leio e vejo em relação a concorrencia …
attt
Legal seus posts… Acompanho diariamente! Parabéns a você e a 3DMAX
Will, o Nuke eh um software de composição baseado em nodes, e nao um pacote 3D 😉
e por falar em 3D max, eu gostava um pouco mais das suas versoes mais antigas como a 9, essa ultima interface nao me agradou muito…
mas eh questao de costume…
para mim, tanto 3D Max, quanto Maya e XSI, ambos estao muito nivelados, e cada um com seu foco principal
espero soh que nao ofusquem um produto para dar atenção a outro 😉
Guilherme H.