A velocidade com que determinado software pode gerar imagens renderizadas é fator fundamental para a finalização de qualquer projeto, principalmente quando o objetivo do mesmo é a criação de uma animação. Mas, uma coisa que poucos artistas acabam percebendo é que a velocidade do render é determinada pelo conjunto de ferramentas disponíveis e diversos comportamentos e características da cena. Portanto, uma mesma cena configurada por dois artistas diferentes em softwares como o V-Ray podem acabar tendo tempos de render distintos, devido a diferenças nas configurações dos parâmetros do renderizador.

Além desses parâmetros, ainda existem características dos modelos 3d e texturas que podem influenciar negativamente no tempo de render. Se você nunca atentou para essas características das suas cenas, um usuário dos fóruns da CG Society publicou uma lista com diversas dicas para acelerar a renderização.

test01

As dicas são genéricas e podem ser aplicadas em praticamente qualquer renderizador ou software. Por exemplo, entre essas dicas encontramos algo semelhante ao que é usado em design de jogos que é o level of detail, também conhecido como LOD. Nessa técnica usamos modelos 3d com grandes quantidades de polígonos apenas em regiões próximas da câmera. A medida que os objetos são posicionados de maneira mais afastada da câmera, a quantidade de polígonos e detalhes é reduzida progressivamente. Isso ajuda a acelerar o processamento da cena e não prejudica a qualidade da visualização.

Outra dica interessante está na resolução das texturas usadas para o projeto, que devem ter tamanho proporcional a resolução desejada para a imagem final. Por exemplo, em projetos que pretendem gerar imagens com resolução mediada na casa dos 1200 pixels, o ideal é usar texturas que tenham aproximadamente essa mesma resolução. Se for o caso, as texturas podem ser substituídas por outras em maior resolução para gerar imagens maiores.

Essas são apenas duas das dicas existentes na lista publicada no fórum. Caso você já tenha se preocupado com a velocidade do render nos seus projetos, a resposta para acelerar a geração das imagens pode estar nessa lista. Claro que o conhecimento dos parâmetros do software usado ajudam, mas pequenos truques como esse da qualidade dos modelos 3d e resolução dos polígonos também ajuda.