O SketchUp é uma das ferramentas de modelagem 3d mais importantes no que diz respeito a união de qualidade na modelagem, e também facilidade de uso. Sempre que conheço alguma pessoa com grande dificuldade em trabalhar com softwares 3d, recomendo que a mesma tente primeiro criar objetos no SketchUp para depois passar para softwares mais complexos como o Blender ou 3dsmax. A ferramenta é tão simples que professores de escolas primárias e secundárias usam o SketchUp para ensinar geometria e matemática para crianças. No mercado de visualização para arquitetura e projetos 3d o software é muito útil devido a sua gama enorme de plugins e ferramentas adicionais, sem mencionar os renderizadores.

Hoje pela manhã o Google anunciou a atualização do software, sendo que agora podemos fazer o download gratuito do SketchUp 8. Isso mesmo, o SketchUp acabou de ganhar uma atualização com várias novidades e ferramentas. Para saber mais sobre o que esperar dessa atualização, o vídeo abaixo reúne algumas delas:

Como podemos perceber pela primeira parte do vídeo, muito do que podemos fazer agora no software é passível de se encaixar em contextos. Isso facilita muito o trabalho de arquitetos e engenheiros, que podem adicionar elementos nos arredores de projetos ainda em desenvolvimento, e usar material real para ruas e outros elementos dos arredores.

A modelagem 3d ganhou ferramentas novas que agora suportam o uso de sólidos. Sim, por mais incrível que pareça os usuários do SketchUp 8 Pro agora tem disponíveis sólidos. O que conhecemos como operações Booleanas também estão presentes. Os artistas 3d podem usar cinco operações:

  • Union
  • Intersect
  • Subtract
  • Trim
  • Split

A segunda parte do vídeo mostra as melhorias do software chamado de Layout que serve para criar diagramas para impressão, usando os modelos 3d criados com o SketchUp 8. Nessa versão temos várias melhorias no desenho com escala, permitindo realmente trabalhar com ambientes semelhantes ao que temos no Layout do AutoCAD.

Se você é usuário do SketchUp e quer conferir as novidades, recomendo fazer o download para testar a versão gratuita. No caso da Pro é possível usar a mesma por 30 dias para fins de avaliação. Os que dependem muito de plugins devem conferir a compatibilidade dos mesmos para evitar problemas.