As animações baseadas em física como as criadas usando sistemas de Rigid Body são sempre interessantes de trabalhar, e principalmente de exibir em sala de aula. Para meus alunos que não trabalham ainda com deformações e animações com hierarquias, o uso de sistemas baseados em Rigid Bodies é o passo mais simples para conseguir criar animações de teste, pois tudo que é preciso é configurar os objetos e ajustar as forças do ambiente. Nesse caso a única força necessária é a gravidade. Mas, as animações de Rigid Body podem ajudar em muito a criar simulações com objetos como os do vídeo abaixo.

Esse vídeo mostra uma animação gerada no 3dsmax, usando o Rigid Body do Reactor para controlar os impactos das cápsulas das balas na superfície. Além dos impactos, podemos verificar também a criação de um sistema de partículas que simula muito bem a fumaça residual gerada pelos disparos das balas, que nessa animação não aparecem.

Você gostaria de criar essa animação?

O autor desse vídeo preparou um detalhado tutorial com o procedimento completo desde a modelagem até a animação, mostrando o que é preciso para gerar esse tipo de animação. Para quem nunca usou o Reactor para animações como essa, ficando apenas nas simulações e testes isolados, pode ser a oportunidade de aproveitar os Rigid Bodies para trabalhar com algo mais direcionado.

(Tutorial em 12 partes)

Nas partículas será necessário trabalhar com a simulação de fumaça, que pode ajudar em muito outros tipos de projetos. Durante a parte de preparação da animação, o autor acaba passando várias dicas sobre os procedimentos usados para criar o ambiente, incluindo a modelagem dos objetos usados para a animação que são as cápsulas de bala.

Mesmo que você não seja usuário do 3dsmax, recomendo assistir ao tutorial para entender o procedimento. Com o processo bem definido, a adaptação da técnica para outros softwares é relativamente simples. A única coisa que você vai precisar é trabalhar com a modelagem em outros softwares, e conhecer o funcionamento dos sistemas de Rigid Body e partículas. A simulação de fumaça pode ser um pouco complicada, dependendo da ferramenta escolhida. Mas, assim como nos Rigid Bodies a grande maioria oferece ferramentas dedicadas para isso em softwares como Blender ou Maya.