Uma coisa pela qual todas as pessoas envolvidas com a criação de projetos de modelagem 3d já passaram, ou então devem passar, é a conversão entre múltiplos formatos de arquivos. Isso é fato comum em trabalhos que envolvem grande número de artistas. Por exemplo, já tive vários projetos em que recebia cenas em arquivos salvos no formato do 3dsmax. Esses arquivos tem extensão MAX e são difíceis de converter, o que me fazia pedir a amigos para abrir o arquivo, e exportar em formatos mais universais como o OBJ. Outro formato bem difundido é o DWG, em que recebo arquivos gerados pelo AutoCAD. A confusão entre formatos de arquivo piora, pois dependendo do software 3d escolhido o suporte ao formado pode ou não ser garantido.

Para as pessoas que gostariam de uma ajuda na conversão desse tipo de arquivo, existe um web site muito interessante chamado de Babel 3D que promete converter arquivos 3d entre os mais variados formatos. O processo é muito semelhante ao que já acontece com conversores de vídeo online. Precisamos enviar o arquivo e cadastrar um e-mail, pelo qual o web site avisará quando a conversão estiver concluída.

babel3d.jpg

Assim que o arquivo estiver disponível, teremos 24 horas para fazer o download do modelo resultante, caso contrário o mesmo será excluído dos servidores do Babel 3D.

Os usuários do SketchUp devem gostar desse sistema, pois o mesmo pode ajudar bastante a suprir as deficiências do SketchUp 8 na importação de arquivos do AutoCAD. Podemos pegar um arquivo DWG, e enviar para o sistema converter em extensões como o 3DS. Inclusive, segundo os administradores do sistema publicaram no seu Twitter oficial, a conversão mais usada é do SketchUp para 3DS.

Para quem usa Blender, a opção de converter arquivos DWG cai como uma luva, pois é perfeitamente possível pegar projetos em DXF ou DWG e transformar os mesmos em OBJ ou 3DS. A única falta que sinto nesse tipo de web site é o suporte a arquivos com extensão MAX. Se ele fosse capaz de converter arquivos do 3dsmax, sem a necessidade do software, iria facilitar a vida de muitas pessoas, inclusive a minha.

De maneira geral o sistema deve ser de grande auxílio para profissionais que trabalham com modelagem 3d e animação, facilitando a manipulação de dados, independente da plataforma usada.