Os renderizadores de código aberto estão cada vez mais próximos em termos de velocidade quando comparamos os mesmos as opções comerciais, devido ao auxílio cada vez maior de renderização por hardware e melhorias nos algoritmos. Até pouco tempo atrás tínhamos opções como o LuxRender e YafaRay se destacando no conjunto qualidade e velocidade de render, mas esse número está aumentando. Podem ser opções derivadas como é o caso do SmallLuxGPU que usa o poder das modernas placas de vídeo, ou mesmo novos softwares. Esse é o caso de uma opção muito interessante de render chamado de Mitsuba Render. O software funciona com os mesmos princípios do LuxRender, apresentando técnicas de render do tipo Unbiased. Com essas técnicas podemos gerar imagens baseadas no comportamento físico da luz.

O resultado são imagens com altíssima fidelidade ao que teríamos no mundo real, mas que por outro lado acabam demandando muito tempo para renderizar. Como funciona essa ferramenta? O vídeo abaixo demonstra muito bem o funcionamento do Mitsuba Render, que funciona em praticamente todos os sistemas operacionais.

Mitsuba Renderer Overview from Wenzel Jakob on Vimeo.

A maneira com que o renderizador carrega e manipula arquivos 3d faz com que ele seja compatível com a maioria dos softwares 3d, pois é necessário carregar os arquivos usando o formato COLLADA. Assim que os arquivos são carregados, podemos começar a fazer ajustes no painel de controle do render e determinar a aparência de diversos elementos na tela.

Em termos de recursos a ferramenta está bem fundamentada, mesmo para a versão 0.1.3 temos:

  • Diversos integradores de render com variantes do Metropolis Light Transport, Photon Mapper e Path Tracing;
  • Materiais com efeitos óticos avançados como simulações de SSS e micro-polys ( Exemplo: vidro jateado).
  • Depth of Field
  • Renderização volumétrica para gerar simulações com fumaça e outros elementos translúcidos;

O renderizador é um projeto do desenvolvedor Wenzel Jakob e pode ser aproveitado por estudantes e artistas, que precisem de uma opção extra de render para softwares como o Blender, SketchUp e outros. No caso dessas ferramentas, o único requisito para que as cenas possam ser renderizadas no Mitsuba é a exportação no formato COLLADA.

O autor já publicou no web site do projeto que está planejamento integrar a ferramenta em softwares de modelagem 3d e animação. Espero que o Blender esteja na lista.