Entre as mensagens e perguntas que mais recebo no formulário de mensagens do blog, e até mesmo dos meus alunos está o seguinte questionamento: “qual o melhor software 3D?” Essa é uma pergunta muito difícil de responder e que depende de diversas circunstâncias. O uso da ferramenta em grandes projetos também não é medida para esse tipo de escolha, pois na maioria das vezes são usadas inúmeras ferramentas para finalizar um projeto. Os estúdios contratados para realizar esse tipo de projeto acabam aproveitando o que cada ferramenta tem de melhor. Quando o orçamento dos projetos permite, pode ser muito mais rápido e barato comprar a licença de um software do que tentar desenvolver uma solução personalizada em ferramentas que não contam com esse tipo de opção.

Art Institute of Portland Graduates at ADi Animation Studio

Imagine a seguinte situação: você é o produtor de um pequeno comercial e precisa simular um determinado movimento baseado em física complexa misturando Cloth e Rigid Body. A sua ferramenta nativa não faz isso de maneira nativa. O custo em tempo e pessoal para produzir o trecho da animação de 20 segundos é de:

  • 7 dias:
  • 2 artistas dedicados em tempo integral;

Isso acaba resultando em gasto de 8000 reais em mão de obra (O valor é fictício). No meio tempo, você descobre que existe um software 3D que já disponibiliza ferramentas que criam essa mesma simulação de maneira automatizada. O seu custo é de 4000 reais e em apenas um dia o pessoal do estúdio consegue resolver o problema. No total o custo total não passa de 5000 reais. Você como produtor, compraria a licença do software?

Mas, então qual é a diferença? Se especializar em uma ferramenta não é importante? Claro que é! Além de se especializar no software, é importante ter o conhecimento das outras ferramentas para saber quando cada uma delas será útil.

Algumas coisas que podem influenciar a sua escolha na ferramenta 3D:

  • Qual a ferramenta usada nas empresas da sua região?
  • Ela disponibiliza uma versão gratuita para estudos?
  • Você vai querer comprar a licença depois?
  • Seu objetivo é conseguir um emprego ou produzir animações? Trabalhar como freelancer?

No meu caso o Blender atende todas as minhas necessidades, e não tenho pretensão alguma de trocar de ferramenta. Mesmo assim, sempre que posso estou estudando as outras ferramentas, exatamente para poder recomendar soluções em projetos que participo.

Comece com uma ferramenta, mas não feche as portas para o ecossistema de softwares que é o mundo da computação gráfica.