O estudo de animação com personagens é uma das partes mais complexas da computação gráfica, por misturar grande quantidade de conhecimentos técnicos e sensibilidade para artes cênicas. Nas minhas aulas sobre animação de personagens, a pior parte é fazer com que todos os alunos consigam criar um personagem, mesmo que simples, para começar a trabalhar em 3d. O mesmo problema se aplica aos animadores que estão começando a estudar, e precisam de material para praticar animação de personagens sem precisar elaborar a malha e ajustar o esqueleto.

Para isso temos disposição uma série de rigs gratuitos a disposição em diversos web sites. Se você é usuário do Maya e gostaria de estudar animação de personagens com um desses rigs, descobri uma excelente coleção de modelos 3D para o Maya totalmente configurados e prontos para animação.

rigs-gratuitos-autodesk-maya.jpg

A coleção é bem diversificada e apresenta os tradicionais personagens antropomórficos que são encontrados na maioria das produções 3d. Já em casos mais exóticos temos carros controlados por diversos ajustes personalizados que permitem trabalhar de maneira muito eficiente com deformações, e também figuras mais voltadas para ficção científica. Por exemplo, um dos modelos mais legais que selecionei na lista é uma mistura de helicóptero com escorpião totalmente configurado e ajustes para trabalhar imediatamente na animação.

Existe até mesmo um modelo do homem-aranha pronto para animação!

Como a quantidade de opções é grande, recomendo que você aproveite ao máximo, mas escolha apenas alguns para praticar. Cada um dos personagens apresentados nessa lista tem controles e configurações próprias, o que demanda um pouco de tempo para aprender o funcionamento e mecânica dos seus movimentos. Portanto, caso você nunca tenha usado esse tipo de personagem é importante escolher apenas um deles para começar.

Além de aprender a metodologia usada pelo artista para conseguir reproduzir a mesma configuração nos seus personagens com engenharia reversa, será possível aplicar de imediato conceitos de animação para gerar movimento com esses personagens. Assim você pode pular a fase incômoda de modelar um personagens e configurar todo o seu movimento, apenas para poder estudar e praticar animação. Com essa quantidade de opções, agora você não tem mais desculpa para deixar de praticar.