A criação de cabelos e pelos em personagens 3d sempre apresenta desafios para os artistas envolvidos com o processo de modelagem, devido a grande complexidade e controles necessários para criar cabelo realista. A dinâmica desses elementos em 3d também apresenta dificuldades relacionadas com a interação e resposta a fenômenos físicos como vento e gravidade. Mas, apesar de dispor de grande quantidade de opções para criar cabelos e pelo em ferramentas 3d, ainda precisamos de muito esforço e criatividade para trabalhar com a criação de penas. Sim, personagens que representam aves com bom nível de realismo precisam de penas que cubram seus corpos de maneira a entrar no contexto do personagem.

Como criar essas penas? Os usuários do Maya tem uma excelente opção para reproduzir esse tipo de elemento que é o script Dodo Master. O objetivo desse script é bem simples, e consiste na distribuição de objetos sobre uma superfície. Portanto, podemos muito bem modelar e texturizar uma pena e distribuir o objeto sobre qualquer superfície.

dodomaster-maya.jpg

O processo de configuração dos objetos e script é muito simples, e pode ser visualizado no vídeo abaixo em que o autor do script explica o seu funcionamento.

Dodo Master – Feather System For Maya UPDATE V0.2 from EyeForComplexity on Vimeo.

Como primeiro passo para conseguir trabalhar com o script é necessário selecionar os objetos, que no vídeo são primitivas geométricas, e depois fazer com que todos fiquem com suas coordenadas no ponto zero para x, y e z.

Isso é a base para o posicionamento dos objetos pelo Dodo Master. Depois que os objetos estão devidamente posicionados e com as suas transformações travadas, podemos adicionar os nomes dos elementos que representam as penas na tela do script e adicionar a superfície usada para distribuição das penas. O processo de distribuição é muito parecido com o que o Scatter do 3dsmax faz, pegando objetos e distribuindo sobre superfícies 3d.

Se esse conceito for levado um pouco mais além das penas, podemos aproveitar a ferramenta para trabalhar com diversos outros elementos como:

  • Grama;
  • Cabelos;
  • Vegetação

Todos esses objetos podem ter suas partes mais simples modeladas e texturizadas, para posterior distribuição sobre uma superfície.

Os usuários do Maya podem ficar tranquilos quando a ferramenta, pois o download do Dodo Master é totalmente gratuito.