A briga para saber quem é o renderizador mais rápido e que permite criar em menor tempo imagens com grande nível de realismo é acirrada, principalmente em softwares comerciais como é o caso do 3dsmax. Hoje, um desses concorrentes ganhou uma atualização que promete somar ainda mais pontos ao já aclamado V-Ray. Na atualização o Chaos Group anunciou o V-Ray 2.0 para o 3dsmax com uma gama de novidades em termos de ferramentas e recursos, sem mencionar a melhoria na velocidade no render. Na eterna disputa entre a solução da Autodesk que já acompanha o 3dsmax (mental ray) e o V-Ray, os usuários acabam escolhendo o V-Ray devido a velocidade e facilidade em configurar o software.

Essa comparação é sempre polemica, pois em termos técnicos é possível conseguir os mesmos resultados com ambos os softwares, basta saber configurar os parâmetros dos softwares.

v-ray-2-3dsmax.jpg

Mas, voltando ao V-Ray 2.0, quais são as novidades dessa versão? Entre os recursos adicionados no V-Ray 2.0 podemos encontrar:

  • VRayStereoRig: Ferramenta que permite trabalhar de maneira mais simples com a renderização de imagens com estereoscipia.
  • V-Ray Light Select: Opção que facilita a extração de informações dos pontos de luz em projetos com V-Ray. Assim é possível controlar a contribuição de cada luz na cena.
  • EXR: Uso de texturas em formato OpenEXR já com tiling usando VRayHDRI.
  • V-Ray Lens Effect: Efeito de render que adiciona opções como Glow e Glare com suporte a oclusão por obstáculos.
  • Dispersion: Essa opção permite trabalhar com a criação de dispersão de luz, semelhante ao que temos em caustics.
  • V-Ray Multi Sub Texture: Agora podemos atribuir texturas em objetos com base em diferentes números de ID.
  • V-Ray Distance Tex: Podemos criar efeitos com texturas baseados na distância em entre pontos.
  • Car Paint Material: Shader com simulação realista dos reflexos e aparência de superfícies metálicas.
  • Lens Analysis utility help: Opção para gerar padrões de distorção para a câmera física do V-Ray 2.0.

Cada um dos links aponta para vídeos de demonstração individuais correspondentes ao recurso.

Quer ver uma apresentação geral sobre o V-Ray 2.0? O material abaixo é a introdução geral do V-Ray 2.0 para o 3dsmax em que são apresentadas as diferenças entre versões anteriores, focando nas pessoas já com experiência no software.

Para quem está disposto a pagar pela licença do software, a atualização deve trazer ainda mais opções para usuários do 3dsmax. Quando sair a versão stand-alone do V-Ray 2.0, poderemos até mesmo usar essas opções avançadas com o Addon para o Blender 2.5.