Os softwares 3d podem ter os mais variados propósitos na sua utilização, que podem ir da simples visualização de uma peça mecânica antes de entrar em produção, até mesmo ajudar na montagem e visualização de projetos complexos como aeronaves. Entre esses diversos usos das ferramentas 3d, a que vemos com mais freqüência é a produção dos chamados Motion Graphics. Sim, sempre que ligamos os nossos televisores podemos acompanhar diversos exemplos bons e ruins de Motion Graphics gerados com softwares 3d. O que é necessário para criar esse tipo de mídia?

Para quem tiver interesse em trabalhar nessa área, a Autodesk publicou de maneira gratuita um treinamento voltado para Motion Graphics desenvolvido pelo pessoal do Digital Tutors no seu site, voltado para a criação de Motion Graphics com o 3dsmax.

Os vídeos são de excelente qualidade e abordam o processo usando vários exemplos práticos de Motion Graphics que poderiam ter saído de qualquer agência de comunicação.

3dsmax-motiongraphics.jpg

Além do fato do treinamento ser gratuito, podemos aproveitar para rever vários conceitos aplicados ao 3ds max 2011, que é a versão usada para esse treinamento. Por exemplo, existem vídeos que abordam a modelagem 3d usando curvas, processo comum para gerar versões 3d de logomarcas, sempre com o foco na criação de um objeto que será apresentado em composições de vídeo.

O tutorial como um todo é a representação de um único projeto que aborda a apresentação de um evento ligado a futebol. Esse pode ser outro chamariz interessante para os artistas brasileiros, pois é muito comum ter demanda por esse tipo de contexto no nosso mercado publicitário.

Mas, se eu já tiver conhecimentos no 3ds max, ainda vale a pena assistir aos tutoriais? Claro que sim! A parte final dos vídeos aborda a utilização de ferramentas pouco comuns de encontrar em livros e tutoriais, que são os filtros e efeitos de render e a parte de composição. Por exemplo, existem vídeos específicos para gerar efeitos de neon e raios interagindo com objetos na cena, perfazendo um cenário de alta tecnologia para o ambiente do vídeo.

Esse é um dos recursos mais interessantes que encontrei na área do 3dsmax para Motion Graphics nos últimos meses, e se fosse você não deixaria de assistir ao material, mesmo que a sua ferramenta de trabalho não seja da Autodesk. Qualquer conhecimento nessa área é válido.