O futuro reserva muitas mudanças de ambiente para quem trabalha com mídia, e isso inclui a maneira como vamos consumir conteúdos como revistas e a própria internet. Esse é o ponto de vista das pessoas que consomem o conteúdo, mas e para quem produz? Bem, nesse caso será necessária a especialização cada vez maior dos profissionais envolvidos no processo, para conseguir adaptar o conteúdo para dispositivos como o iPad. Esse é um dos motivos que fará com que os profissionais especializados em mídia impressa seja cada vez menos requisitados. Por exemplo, você sabe usar diagramadores como o InDesign? Saiba que em pouco tempo você precisará diagramar e produzir conteúdos para tablets e ambientes personalizados para consumir mídia.

Para se adaptar a essas mudanças, recomendo começar assistindo uma excelente apresentação que tive a oportunidade de conhecer nos últimos dias e que aborda a criação de conteúdo para o iPad, usando o InDesign e pacote da Adobe chamado de Adobe Digital Publishing Suite. Esse pacote é gratuito e está disponível para download no link indicado que leva até o Adobe Labs.

O ponto negativo desse processo é que você precisa obrigatoriamente do InDesign para conseguir publicar conteúdos formatados para o iPad.

adobeDigitalPublishing.jpg

A parte positiva é que a apresentação de aproximadamente uma hora mostra os passos necessários para gerar esse tipo de conteúdo. Quem já conhece o InDesign já tem boa parte do processo dentro do seu leque de conhecimentos, ficando apenas pendente a configuração do Publishing Suite, que é a ferramenta responsável pela conversão do arquivo do InDesign para o modelo de publicação para a tablet. O diagrama que ilustra esse artigo mostra bem o processo de produção desse tipo de conteúdo usando o módulo da Adobe.

Esse modelo de publicação fica amarrado ao formato de midia da Adobe, fazendo com que precisemos usar a ferramenta como base para distribuir o conteúdo. É um pouco arriscado em termos de estratégia, mas evita a necessidade de estudar e migrar sua base de conhecimentos para Objective-C.

Se você quiser alguma coisa mais rápida, esse PDF tem um guia completo sobre a publicação de conteúdo para iPad com o módulo da Adobe.