A criação de grandes paisagens urbanas tem diversos propósitos tanto na área de animação 3d e também na visualização de projetos. Algumas vezes é necessário criar um cenário, apenas para posicionar um projeto e mostrar o mesmo dentro de paisagem urbana para contextualizar a criação, ou então o problema é gerar esse tipo de paisagem para usar como plano de fundo em animações 3d. Já participei de projetos que propunham a animação de aeronaves passando sobre cidades, em que a modelagem do cenário foi mais demorada que a criação das próprias aeronaves. Existem vários scripts e ferramentas que se propõe a ajudar nesse tipo de tarefa e no final de 2010, mais uma dessa ferramentas foi disponibilizada para os usuários do 3dsmax chamada de ghostTown.

O funcionamento do script é bem simples, mas apesar da simplicidade do funcionamento, podemos gerar resultados demasiadamente complexos e de excelente qualidade visual. A imagem abaixo demonstra o tipo de paisagem que podemos gerar usando o script.

3dsmax-ghosttown-maxscript.jpg

Como ele funciona? Depois de instalar o ghostTown, podemos gerar as paisagens com o uso de uma pequena janela de configuração disponível dentro do 3dsmax. O vídeo abaixo mostra o processo de configuração de uma paisagem com o ghostTown e permite acompanhar em detalhes os passos necessários para gerar o modelo 3d.

ghostTown 0.21 Lite from kila D on Vimeo.

O painel é composto por três botões principais que são o setup, build e rebuild. Com o primeiro botão é possível controlar o formato e divisões dentro das quadras que podem ser criadas com a ferramenta. Assim que esses limites estão escolhidos e com texturas determinadas, basta pressionar o botão build que o script gera a paisagem completa já adicionando texturas para simular as fachadas das edificações. O último botão serve para atualizar o conjunto de edificações já existente com outros tipos de texturas e configurações.

Ainda podemos escolher entre edificações com baixa quantidade de polígonos ou então alta, e ainda existe uma opção para identificar o layout das ruas que separam os blocos.

O padrão de edificação usado não é o brasileiro, mas ainda assim é muito interessante aproveitar a ferramenta para conseguir gerar paisagens.

Só funciona no 3dsmax 2011. Já mencionei que ele é gratuito?

Atualização: Para fazer o download é necessário se registrar no fórum do desenvolver.