O uso de materiais que emitem luz própria é útil em várias ocasiões em projetos que envolvem elementos 3d, que podem ajudar na iluminação de uma cena ou mesmo reproduzir efeitos como luzes de neon. Dependendo do software que escolhemos para realizar a image, o processo pode ser relativamente simples ou complicado. No caso do Maya e do mental ray é preciso fazer uso dos shaders específicos para o renderizar esse tipo de efeito. Esse procedimento pode ser realizado no Hypershade do Maya, que é um tipo de editor de materiais baseados em nós, permitindo fazer combinações complexas de materiais e efeitos para obter materiais únicos.

Para quem está aprendendo a trabalhar com o Maya, o conhecimento de ferramentas como o Hypershade é fundamental para conseguir realizar operações com materiais. Um artista que usa Maya, elaborou um tutorial em vídeo muito interessante que mostra o processo de configuração de materiais que emitem luz, para renderização com o mental ray.

O vídeo simula o efeito de barras de neon:

Self Illuminating Objects with Mental Ray from Alex Villabon on Vimeo.

No vídeo podemos acompanhar todo o procedimento de configuração do material no Hypershade, e a escolha dos chamados mental ray nodes, que são os shaders específicos do mental ray que podem ser selecionados para a cena dentro do Hypershade. Nessa janela, os materiais prontos ficam na parte superior da janela, enquanto a parte inferior é destinada a receber as ligações e relacionamentos com nós.

O efeito apresentado no tutorial é realizado como uso do nó chamado de mia_light_surface que é próprio para realizar esse tipo de configuração. Nos parâmetros do material como Intensity, Fg contrib e Refl contrib podemos ajustar como o efeito de neon se espalha pela cena.

Depois de ajustar o material nos objetos, aparece a parte que é a mais complicada para a maioria dos usuários que é o ajuste do render no mental ray, principalmente no que se refere ao Final Gather.

Esse tutorial serve para usuários do Maya que nunca usaram o mental ray para renderizar, e também para os artistas que estão aprendendo a usar o Maya e gostariam de adicionar o efeito de neon ao seu conjunto de recursos para renderização.