A modelagem com base em polígonos não é a solução para todos os tipos de objetos em projetos de animação, ou mesmo indicados apenas para os casos em que o objetivo é apenas a modelagem. A minha técnica de modelagem preferida é a que se baseia apenas em polígonos, mas isso devido a natureza dos objetos que tenho que produzir com mais freqüência, que é o caso de visualização para arquitetura. Sempre que preciso elaborar alguma forma mais complexa, envolvendo formas orgânicas, acabo recorrendo ao uso de curvas para gerar superfícies. As ferramentas de modelagem com curvas estão disponíveis em praticamente todos os softwares 3d, e podem ajudar em diversas situações. Mas, para considerar o uso desse tipo de ferramenta, precisamos antes de qualquer coisa conhecer as suas possibilidades em termos de criação.

Para os usuários do 3dsmax interessados em aprender a trabalhar com curvas, encontrei um vídeo sem narração, que mostra diversos exemplos de modelagem usando apenas curvas no 3dsmax do tipo Spline. O vídeo pode ser encontrado abaixo:

O primeiro exemplo do vídeo já demonstra bem o que podemos fazer em termos de modelagem, gerando um objeto com volume e semelhante a um cubo, usando apenas curvas. O autor usou duas curvas criadas a principio de maneira separada, e unidas pelo modificador Editable Spline, usando a opção Attach. Depois que as curvas são unidas em apenas um objeto, o autor conecta os pontos inferiores e superiores, gerando uma linha de ligação. Com isso teremos um tipo de caixa que é preenchida com o modificador Surface.

Na criação de modelos 3d usando curvas, o uso do modificador Surface é o passo necessário para adicionar sombreamento as estruturas geradas apenas com curvas, e conseguir moldar um objeto 3d. Ainda na criação do primeiro objeto 3d o autor do vídeo mostra como ajustar a visualização das normais e também a quantidade de subdivisões geradas pelo modificador.

Nos outros exemplos apresentados no vídeo, podemos acompanhar o mesmo procedimento de criação de curvas e aplicação do modificador Surface, usando compostos com curvas do tipo Spline. O resultado sempre é um objeto com superfície pronta para receber materiais e texturas, e fazer parte de qualquer projeto.

Para informações ainda mãos detalhadas sobre o assunto, recomendo uma visita a pagina ajuda do 3dsmax em que o processo de modelagem com curvas é descrito em detalhes. Mesmo que você não precise dessas informações agora, salve o link para referencia futura.