As técnicas de modelagem que se baseiam no uso de curvas são extremamente poderosas para gerar alguns tipos especiais de objetos, que sem a possibilidade de aproveitar as curvas, seriam muito difícies de gerar. Um exemplo disso é o que podemos fazer em relação a modelagem com o SketchUp e seu sistema que ao mesmo tempo é fantástico para usuários iniciantes, pois a modelagem poligonal dele é muito simples de usar, mas ao mesmo tempo deixa a tarefa de trabalhar com alguns tipos de morfologias para arquitetura um tanto quanto trabalhosas demais. Nesse ponto é que entra o fantástico ecossistema de plugins e scripts ara a ferramenta que permitem trabalhar até mesmo com modelagem de veículos no SketchUp.

Hoje vou recomendar um tutorial sobre o plugin do SketchUp chamado de Curviloft que é especializado em gerar superfícies com base no uso de curvas. O procedimento é muito parecido com o que temos no 3dsmax na ferramenta Loft e em diversos outros softwares, em que um objeto pode usar curvas como caminho para gerar superfícies.

O tutorial abaixo mostra o procedimento necessário para utilizar o plugin como opção para fechar a parte inferior de uma escada helicoidal, que está apenas com as faces superiores dos degraus criadas.

No vídeo podemos perceber como é simples a aplicação do plugin no SketchUp e como o mesmo ajuda no momento da seleção, inclusive adicionando uma numeração em cada uma das arestas selecionadas, para que fique ainda mais fácil de trabalhar com a criação de superfícies que dependam de várias seleções diferentes. No final do processo teremos uma série de planos gerados de maneira automatizada e que preenchem muito bem a parte inferior da escada.

Para fazer o download do Curviloft que é totalmente gratuito você pode visitar esse endereço, lembrando que para copiar arquivos do SketchUcation é necessário fazer um registro no fórum, caso contrário o link para copiar o arquivo não é exibido.

Esse tipo de plugin é fantástico para trabalhar com modelagem de elementos do tipo corrimões de escadas, rampas e outros tipos de objetos que apresentam perfis definidos por curvas. Se você trabalha com modelagem para arquitetura, é muito bom ter essa ferramenta sempre a postos e instalada no seu SketchUp.