A quantidade de polígonos usada para representa qualquer objeto em 3d pode ser determinante para a qualidade final desse objeto, mesmo que outras áreas da modelagem acabem recebendo grande atenção como é o caso de texturas. Nas minhas aulas sobre modelagem sempre costumo passar temas variados para os alunos desenvolverem, mas o simples fato de trabalhar com um modelo 3d não é suficiente. É necessário ter métricas para avaliar o bom desempenho ou destreza na resolução de problemas de topologia. Por isso, sempre passo para os alunos como forma de exercício um tema que apresenta limite de polígonos para representar formas. Assim o desafio de representar um objeto em 3d fica mais interessante, exigindo do artista muito planejamento para conseguir representar um objeto sem extrapolar o limite de polígonos.

Nos casos em que o objetivo da modelagem é gerar elementos para jogos, esse tipo de limitação não é sequer um requisito, mas uma obrigação do artista para deixar o aplicativo compatível com as mais variadas configurações de computadores.

Para as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de praticar um pouco de modelagem em low poly, que é como chamamos esse tipo de modelagem 3d, encontrei um conjunto de tutoriais sobre modelagem para arquitetura, que faz uso de técnicas em low poly para representar edificações. O autor dos tutoriais faz uso de formar simples e capricha nas texturas para representar detalhes nas superfícies. O material está em inglês, mas é muito bem ilustrado e fácil de seguir.

blender-modelagem-arquitetura.jpg

Os temas dos tutoriais são a arquitetura da idade média que não apresenta muitos detalhes se compararmos com outros estilos mais rebuscados, mas ainda assim é um desafio e tanto de modelagem. Por exemplo, o autor se propõe a ensinar o processo de modelagem de arcos em ogiva que são comuns na arquitetura gótica, e que também apresentam bom nível de dificuldade de modelagem. Esse tipo de exercício pode fazer com que você aprenda um pouco mais sobre o funcionamento do Blender e como organizar melhor a topologia dos seus modelos 3d.

Como estou organizando material sobre desenvolvimento de jogos com o Blender, esse será um dos links que estará na lista de material complementar, sobre modelagem usando poucos polígonos.