A criação de animações é o objetivo da maioria das pessoas que começa a trabalhar com softwares 3d, e o meio tradicional de realizar esse objetivo é aprender a manipular e inserir os chamados keyframes. Com a adição de keyframes em uma linha do tempo podemos facilmente elaborar as chamadas animações por interpolação. Esse é o tipo de animação padrão para todos os softwares 3d, em que as diferenças entre dois keyframes distintos é que dará as informações necessárias para que o software possa gerar a animação com base nessas diferenças em cada momento do tempo.

A animação é quase que totalmente baseada na edição manual das propriedades desses objetos que estão no nosso projeto. As animações baseadas em transformação são trabalhosas, pois é preciso literalmente gerar as poses principais do movimento de maneira manual. Mas, existem outras maneiras de gerar esse tipo de transformação e inclusive aproveitar as transformações para modelagem.

Para quem não conhece, ou ainda está aprendendo, muitos software possuem um tipo de elemento que serve tanto para modelagem como animação. Os chamados modificadores permitem trabalhar com transformações e outros tipos de alteração nos objetos, possibilitando realizar diversos tipos manipulação. O 3ds max é um dos softwares que trabalham com o conceito de modificadores muito bem, e possibilita gerar animações e modelagem baseadas totalmente em modificadores. O vídeo abaixo demonstra diversos desses modificadores e as suas respectivas, aplicações na modelagem de objetos.

Modeling with Modifiers from dannymcgrath on Vimeo.

O uso desse tipo de ferramenta gera muitas dúvidas em usuários iniciantes do 3ds max, pois o conceito de modificadores em pilhas acaba demorando um pouco para ser compreendido. O conceito funciona com a possibilidade de adicionar vários modificadores em seqüência a qualquer objeto, sendo que a ordem com que esses modificadores é adicionada influencia no resultado final.

No vídeo apresentado nesse artigo podemos acompanhar o autor criando diversos tipos de estruturas e modelos, usando apenas parâmetros de configuração de modificadores do 3ds max. Já participei de projetos que usavam animação apenas gerada com o uso de modificações em parâmetros de modificadores. Alguns dos modificadores interessantes para animação no 3ds max incluem o FFD e o Bend, que permitem realizar deformações simples em objetos.